O Ibovespa opera no vermelho nesta quarta-feira na esteira das bolsas norte-americanas, que recuam como reflexo do desempenho mais fraco que o esperado da economia no primeiro trimestre – o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do país foi de 0,2%, enquanto economistas esperavam alta de 1%. Por volta das 13h, o principal índice da Bolsa brasileira caía 0,68%, aos 55.431 pontos.
À frente dos ganhos, BR Foods ON subia 8,23%. Na contramão, Rumo ON tinha queda de 7,86%. As ações da Vale também figuravam entre as maiores baixas – a PN desvalorizava 5,61%, em ajuste aos ganhos recentes em meio à recuperação no preço no minério de ferro. Os papéis da Petrobras, por sua vez, operavam em alta - os ordinários valorizavam 1,17%.
Entre os números corporativos, o Bradesco apresentou lucro líquido de R$ 4,24 bilhões no primeiro trimestre, alta de 23,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, o resultado foi ofuscado pelo desempenho fraco do segmento de seguros e pelo aumento da inadimplência, o que pressionava o desempenho das ações (BBDC4), que caíam 2,37%.
Nos Estados Unidos, as bolsas operam em campo negativo. Além do PIB mais fraco que o esperado, os investidoresoperam com cautela, aguardando a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), que será divulgada nesta tarde e pode dar pistas sobre a data em que a taxa de juros será elevada. Por volta das 13h, o Dow Jones recuava 0,24%.
No mercado de câmbio, o dólar sobe 0,14%, cotado a R$ 2,946 na venda.