O Ciam Baixada integra uma rede de fortalecimento de enfrentamento a violações e violências contra as mulheresSecom PMG - Redes Sociais

Guapimirim – O município de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sediou o 1º Encontro de Fortalecimento da Rede Baixada 2023 na tarde desta quarta-feira (15/3). Durante o evento, o público discutiu temas como estupro e violência obstétrica.
O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro e pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher da Baixada Fluminense (Ciam Baixada) em parceria com a Prefeitura de Guapimirim.
O encontro ocorre por conta do mês que se celebra o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
Guapimirim é um dos municípios que integra a área de abrangência das políticas públicas desenvolvidas pelo Ciam Baixada em prol das mulheres.
Pela prefeitura de Guapimirim, entre os participantes estavam: a prefeita de Guapimirim, Marina Rocha (PMB-RJ); o vice-prefeito Natalício da Farmácia – também secretário Municipal de Saúde –; a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Telma Vivas; a diretora de Proteção Especial , Munique Pires; a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, Márcia Aparecida; e a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Janaína.
“(...) É sempre válido discutir e buscar soluções para extinguir a violência contra mulher. Acredito que através do diálogo e de ações é possível criar uma sociedade mais justa e segura para todas nós”, escreveu Marina Rocha nas redes sociais.
Marina Rocha é a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Guapimirim ao longo desses 32 anos de emancipação municipal.
Também estiveram presentes: a procuradora de Justiça Carla Rodrigues Araújo; a ex-presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (Cedim-RJ) Edna Calheiros, a enfermeira e ex-secretária Geral do Cedim-RJ Fátima Cidade, o deputado estadual pelo Rio de Janeiro Júlio Rocha (Agir-RJ) e o delegado da 67ª DP (Guapimirim), Antonio Silvino Teixeira.
Desde o segundo semestre de 2022, o Cedim-RJ tem incentivado discussões públicas acerca de crimes de violências contra a mulher, entre eles o de violência obstétrica, com rodas de conversa e com foco na sugestão para que seja criada em cada município fluminense uma frente parlamentar de enfrentamento à violência obstétrica.
A presença do delegado Antonio Silvino Teixeira no evento tem um motivo importante: sob seu comando, a 67ª DP (Guapimirim) tem uma forte atuação no combate a delitos de violações e de violências contra as mulheres. Inclusive, durante sua gestão, ele criou as Meninas Superpoderosas, grupo de policiais civis femininas que atuam na prisão de agressores de mulheres.