A vacinação é a melhor maneira de se proteger contra doençasMyke Sena - Ministério da Saúde

Guapimirim – A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) termina amanhã (31/5) em todo o Brasil. Em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, a imunização está ocorrendo em todos os postos de saúde no horário das 8h às 16h.
Para a edição de 2023 da campanha, o Ministério da Saúde disponibilizou 81,8 milhões de doses. A aplicação é dose única uma vez por ano. Preocupa o fato de que menos da metade das populações-alvo tenham se imunizado. Até ontem (29), somente 34,7 milhões de pessoas tinham se vacinado.
Na última sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde de Guapimirim instou a população a se imunizar contra a gripe e alertou sobre o aumento dos casos da doença nessa época do ano.
A campanha de vacinação teve início no dia 10 de abril, com foco em públicos específicos, tais como idosos a partir dos 60 anos, pessoas com doenças crônicas e/ou deficiências, gestantes e puérperas, profissionais de educação, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, populações indígenas, entre outros.
Desde o último dia 15 de maio, a vacina contra a gripe foi liberada para toda a população acima de seis meses de idade, com ou sem comorbidades.
O imunizante foi produzido pelo Instituto Butantan, é trivalente e contém três variantes do vírus: H1N1, H3N2 e B/Victoria. Essas são as cepas em circulação no Hemisfério Sul, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Recomenda-se que pacientes alérgicos a ovo consultem um profissional de saúde antes de se imunizar, devido à possibilidade de reações adversas.