Fachada da 67ª DP, em GuapimirimFoto: Izaias França - O DIA - Arquivo

Guapimirim – Um homem de 31 anos, identificado pelas iniciais P. P. L., foi preso preventivamente em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por ter estuprado a própria filha no decorrer de sete anos, quando a vítima tinha entre 5 e 12 anos. A captura foi feita por policiais civis da 67ª DP (Guapimirim), nesta quarta-feira (5/7), em cumprimento de mandado expedido pela Vara Criminal da Comarca de Guapimirim, e no âmbito da 10ª edição da Operação Captura, coordenada pelo Departamento-Geral da Baixada Fluminense.
De acordo com as investigações, a mãe da menina trabalhava em outra cidade e dormia no emprego e só voltava para casa, em Guapimirim, quando era possível. A vítima ficava sob os cuidados do genitor.
A mãe da garota soube do caso recentemente e denunciou o marido à delegacia na última segunda-feira (3). Uma professora teria visto a menina chorando no colégio e acabou descobrindo sobre os abusos sofridos pela vítima, hoje adolescente.
O mandado de captura foi expedido ontem (4) à noite, tendo sido cumprido em menos de 24 horas.
Já na delegacia, o réu teria confessado “com grande cinismo” os delitos e que os cometia quando estava sob efeito de drogas e/ou álcool. Durante o interrogatório, teria dito aos agentes que o último estupro ocorreu em março deste ano, quando parou de usar cocaína e ingerir bebida alcóolica.
Detalhes sobre os abusos e sobre a vítima serão preservados, tendo em vista que ela é menor de idade e sua identidade não pode ser divulgada em cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, que proíbe a divulgação de casos em que menores de 18 anos são expostos a situações humilhantes e vexatórias.
P. L. L. foi preso pelo delito de estupro de vulnerável, conforme previsto no artigo 217-A do Código Penal (Lei nº 2.848/1940).
Sobre a Operação Captura
A 10ª edição da Operação Captura conta com o apoio de todas as 19 delegacias policiais da Baixada Fluminense e já capturou mais de 40 pessoas até o momento. O intuito é combater delitos de roubo, furto e receptação de smartphones, além de cumprir eventuais mandados de prisão.
Além do caso de estupro acima mencionado, em Guapimirim um homem foi preso, nessa terça-feira (4), durante a Operação Captura, por conduzir motocicleta roubada e adulterada, estar sem carteira de habilitação e resistir à abordagem policial.
Nas nove edições anteriores da referida operação, 577 meliantes foram detidos e 452 aparelhos celulares foram recuperados.