Fachada do Centro Municipal de Monitoramento de GuapimirimFoto: O DIA - Arquivo

Guapimirim – Municípios fluminenses estão sendo instados a aderir ao projeto “190 Integrado”, da Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro. A iniciativa prevê a integração e o compartilhamento de imagens de vias públicas registradas a partir de câmeras de monitoramento de prefeituras e das câmaras legislativas e foi lançada no último dia 2 de agosto.
De acordo com o governo estadual, o objetivo é fortalecer a segurança nos 92 municípios fluminenses com o auxílio da tecnologia.
Em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, estão instaladas 30 câmeras em diferentes pontos da cidade. Diretamente do Centro Municipal de Monitoramento de Guapimirim, localizado na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, agentes da Guarda Civil Municipal estão atentos a ações e à entrada de veículos suspeitos e alertam à polícia para a devida abordagem.
O Centro Municipal de Monitoramento de Guapimirim foi inaugurado em março deste ano, e desde então tem contribuído no enfrentamento à criminalidade. A municipalidade toma para si parte da responsabilidade no sistema de segurança pública. Além disso, é um importante legado para a população. Antes mesmo de o prédio estar pronto, a cidade já contava com um sistema de câmeras, mas sem uma sede adequada aos padrões de segurança e garantir a integridade dos registros.
Graças a esse sistema de vigilância, a 67ª DP (Guapimirim) conseguiu confirmar a identificação de três ladrões que assaltaram uma unidade das Lojas Americanas nesse município em outubro do ano passado, em duas ocasiões.
Em julho de 2022, por exemplo, as câmeras de monitoramento da Prefeitura de Guapimirim detectaram a entrada de um veículo suspeito na cidade. A Polícia Militar foi acionada, e durante a abordagem os agentes foram recebidos a tiros. Três bandidos, de São Gonçalo, foram presos e uma grande quantidade de cabos de telefonia furtados foi apreendida.
O Centro Municipal de Monitoramento de Guapimirim foi destaque positivo num recente relatório do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), conforme noticiado na imprensa. O documento menciona que nas cidades de Guapimirim e de Magé, ambas na Baixada Fluminense, houve um aumento de 127,6% na apreensão de drogas. Trata-se do maior indicador de toda a série histórica desde 2003.