Da esquerda para a direita: o comandante do 34º BPM, tenente-coronel Braziliano; o secretário municipal de Segurança de Guapimirim, Wallace Gulineli; a prefeita de Guapimirim, Marina Rocha; e o chefe da 4ª Delegacia Regional da PRF, Marcelo MonteiroFoto: Secom PMG - Divulgação

Guapimirim – As novas tecnologias já chegaram em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com a implementação de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e de placas de veículos. Ao todo, são 70 câmeras espalhadas em diferentes pontos estratégicos, como entrada e saída da cidade, praças, entre outras vias.
O novo sistema tem capacidade de registrar imagens em 360 graus, com zoom óptico. Cada câmera lê, registra e armazena até 80 faces por segundo, lendo perfil, cor, idade aproximada e possíveis movimentações suspeitas.
“(…) Agora vai ficar mais difícil para a bandidagem: nosso Centro de Monitoramento ganhou mais um reforço, que conta com câmeras e sistema de reconhecimento facial e de placas veiculares”, comemorou nas redes sociais a prefeita de Guapimirim, Marina Rocha (PMB-RJ).
O sistema de monitoramento guapimiriense já é integrado com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as negociações com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) já estão em andamento.
“Guapimirim continua avançando quanto à segurança pública, e hoje temos uma melhor sensação de segurança nas ruas. Quando inauguramos o centro de monitoramento, contávamos com 30 câmeras de alta definição. Em menos de um ano, mais que dobramos. Hoje são 70. Temos capacidade de implementar até 200 câmeras”, contou o secretário Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Wallace Gulineli.
O Centro Municipal de Monitoramento foi inaugurado em março de 2023 e é gerido pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil de Guapimirim.