Por marlos.mendes

Rio - Após a conquista da casa própria, o próximo passo é decorar os ambientes. E, segundo especialistas, é possível fazer por etapas, para não entrar no vermelho. A partir deste domingo, começa a série ‘Os Quatro Cantos da Casa’, com sugestões de decoração. O primeiro escolhido foi a sala, local para receber amigos e parentes.

Com apartamentos compactos, é preciso recorrer a profissionais qualificados para que o espaço seja funcional e criativo. A arquiteta Cyntia Sabat explica que é possível optar por projetos sem o famoso quebra-quebra. “Temos consultoria onde orientamos somente sobre decoração dos ambientes. Também é possível pegar dicas em lojas, internet e publicações de decoração”, orienta.

Cobertura em Madureira passou por reforma%2C que deu outra cara ao imóvelDivulgação

Ela acaba de entregar o projeto de uma cobertura em Madureira. O trabalho foi feito em etapas, pois os donos do imóvel ficaram no local. A sala recebeu iluminação, rebaixamento de gesso e troca de piso. Em seguida, a arquiteta fez a escolha de móveis e acessórios. “Apresentei todas as opções. São estudos que fazemos para mostrar o que combina com o espaço”, diz.

O psicólogo Roberto Pereira Júnior, dono do imóvel, disse que precisava de alguém que controlasse mão de obra, custos e prazos. “Isso garantiu qualidade e atenção aos detalhes. Estamos fazendo por cômodos. É gratificante ver o resultado melhor do que imaginávamos.A lembrança do antes até se perde na memória”, conta Roberto.

Cobertura em Madureira passou por reforma%2C que deu outra cara ao imóvelDivulgação

Cyntia também tem dicas para quem planeja reformar a sala para o fim de ano. A recomendação é escolher uma parede e pintá-la com uma cor mais forte. Colocar espelhos e quadros, trocar a cortina e o sofá também estão entre as sugestões. Se a grana estiver curta, comprar novas almofadas e acessórios já mudam o ambiente. “Ter planta na sala também é interessante. Fica bonito e faz bem trazer o verde para casa”, diz. Ela também sugere a marcenaria. Caso seja preciso fazer algum móvel.

Outra dica da arquiteta é para quem compra imóvel na planta (aquele que ainda será construído). Nesse caso, é bom procurar um profissional no começo para fazer um planejamento e iniciar a obra assim que as chaves forem recebidas. “Caso contrate o profissional após a entrega das chaves, o processo de obra será ainda maior”, explica a arquiteta.


ANOTE AÍ

SEM QUEBRA-QUEBRA
Cuidado na hora de escolher os móveis. É preciso tirar medidas para verificar se eles cabem na sala. Optar por luminárias, em vez de projeto de iluminação, ajuda a economizar sem prejudicar o espaço. O uso do espelho em uma das paredes dá sensação de que o ambiente é maior. O rebaixamento de gesso também não é recomendado se a grana estiver curta. São dicas para decorar a sala sem quebra-quebra.

AMBIENTE VERDE
Colocar plantas no ambiente também é importante. É preciso prestar atenção no tamanho do vaso para que a peça não se destaque mais na sala. A ideia é que a planta componha o espaço.

CONSULTORIA
Contratar uma consultoria também pode ser uma boa opção. Assim, o dono do imóvel terá noção de todos os móveis e adornos que se encaixam no ambiente. Até a cor da tinta para as paredes são indicadas. A consultoria custa cerca de R$ 500 e a profissional fica até três horas no imóvel.

PERSONALIZADO
Arquitetos e designers de interiores lançam a ideia e o cliente é que vai dar a palavra final. Tudo é decidido de acordo com o perfil e o bolso do dono do imóvel.

Você pode gostar