Por luana.benedito

Rio - Os rodapés, que parecem dispensáveis nos imóveis, dão destaque, integram ambientes e complementam a decoração. Atualmente, essa peça marca presença e faz toda a diferença nos projetos de arquitetos e designers de interiores. Mas vale lembrar que a colocação de algum tipo de rodapé entre o piso e a parede é importante, principalmente para proteger a parte mais baixa da parede por conta do desgaste gerado pelo contato com a sujeira e também por eventuais choques de pés e objetos como vassouras, aspiradores de pó, água e outros produtos de limpeza.

Modelos de rodapés da Eucatex. Divulgação

No passado, os rodapés eram sempre feitos no mesmo material que o piso. E tinham uma altura pequena, aproximadamente de cinco centímetros. Atualmente, essa solução ainda pode ser utilizada. Mas existem também algumas outras, como o modelo no mesmo material do piso que serve para aprimorar o revestimento, que parece estar ‘invadindo’ a parede, ficando mais destacado e imponente.

A Eucatex, por exemplo, oferece rodapés que valorizam os ambientes, sejam eles com piso laminado, vinílico, cerâmico, porcelanato, tábua de madeira ou carpete têxtil. Para se ter ideia, as linhas Acqua e Composit são práticas, modernas, leves e de fácil manuseio e aplicação. Na Acqua, as cores disponíveis são preta e branca, em três opções de altura (70mm, 100mm, 150 mm e 200 mm), com ou sem friso. Essa linha foi desenvolvida em poliestireno, material 100% reciclável, resistente à água e ao ataque de cupins.
Na sala de jantar%2C a arquiteta Lulu Andrade%2Ctambém usou peça brancaDivulgação

Por meio de sobreposição, a linha Composit, como o próprio nome indica, permite a composição de diferentes alturas. Basta que uma barra seja colocada sobre a outra. Podem também ser combinados entre si, com o liso se misturando ao com friso. Além de todas essas possibilidades, os rodapés Composit têm a função de conduíte, já que o verso permite a passagem de cabos sem danificar o produto. A linha pode ser utilizada com qualquer tipo de piso, inclusive os frios, desde que em áreas internas e secas.

Publicidade
A arquiteta Cyntia Sabat utilizou um rodapé branco com detalhe na cor amarela em uma área de serviço em dos ambientes que assina na mostra ‘Morar Mais por Menos’. Já o ‘Quarto da Criança Pintando o Sete’, da arquiteta Patricia Bicaco e da designer de interiores Márcia Bicaco, contam com rodapés mais altos. O ambiente também faz parte da mostra deste ano. Quem também segue a tendência é o Studio Leandro Neves, que também recorreu ao rodapé mais alto, na cor branca, em dois projetos de sala de estar.
A altura do rodapé determina sua imponência e robustez, mas é preciso tomar cuidado já que as peças muito altas podem dar sensação até de que o pé direito é mais baixo. Nesse caso, a recomendação é não usar em ambientes em que o teto não seja muito elevado. A cor do rodapé também influencia na decoração, podendo ficar realçado ou mais escondido. Para ficar mais discreto, basta que seja da cor da parede ou do piso. O rodapé mais discreto é neutro, servindo para valorizar o acabamento do piso ou então deixar a decoração mais leve, enquanto uma cor diferenciada chama a atenção para baixo para o contorno dos ambientes.
Publicidade

TOME NOTA
Publicidade
A IMPORTÂNCIA
A arquiteta Lulu Andrade, da Adoro Arquitetura, preparou dicas sobre o rodapé, que exerce função importante de arrematar o encontro entre as paredes e o piso. Há diversos modelos prontos, como os produzidos de poliestileno e vendidos em réguas com cerca de 2,40m de comprimento.
Publicidade
MAIS SIMPLES
É mais comum usar modelos com desenho mais simples, com altura superior a 12cm e acabamento na cor branca. Assim, ajudam a tornar o espaço elegante e contemporâneo. Se seu estilo for clássico, não há problema em escolher uma peça mais rebuscada de madeira maciça ou até usar outra cor.
Publicidade
PROPORÇÃO
Vale destacar que a proporção entre a altura do rodapé e o pé direito da casa (altura do piso até o teto) é muito importante. Se seu imóvel tem altura inferior a 2,50m, a sugestão é que não ultrapasse os 15cm de altura da peça. Caso contrário, o rodapé acaba ganhando muito destaque na decoração das paredes.
Publicidade
EVITE MDF
Evite as peças feitas em MDF. Este material não é resistente para ter contato com produtos de limpeza ou até mesmo água.
Publicidade

Você pode gostar