Por luana.benedito
Rio - Você sabia que pensar em formas de otimizar o imóvel é fundamental para ter um melhor aproveitamento do ambiente, conferindo ao local uma sensação de amplitude, conforto e aconchego? Por isso, alguns ‘truques’ de decoração, como o uso de tons claros e espelhos, contribuem para a otimização no espaço. No entanto, é preciso ser cuidadoso com uma importante questão: a iluminação do ambiente.
De acordo com a arquiteta e urbanista Cyntia Sabat, especialista em arquitetura de interiores, o uso de luz apropriada é de suma importância para o aproveitamento de um espaço. “A iluminação transforma qualquer ambiente, pois é ela que nos dá a primeira impressão do espaço e produz o conforto visual”, afirma Cyntia. Ela ressalta que o mesmo ambiente, ao receber luzes distintas, de forma direta ou indireta, pode assumir diferentes características.
Há opções de lâmpadas para todosos cantos do seu imóvelDivulgação

Vale lembrar que as lâmpadas são fundamentais nesse quesito. E há uma para cada tipo de ambiente, além de áreas externas, como varanda, jardins e quintais. Na sala de TV, por exemplo, luminárias, spots e arandelas com lâmpadas amarelas e saídas duplas de luz deixam o cantinho do filme supergostoso. Não precisa exagerar na quantidade de luz. Afinal, para assistir TV, escutar música ou curtir o companheiro, você não precisa de holofotes. No quarto use uma iluminação indireta.

É simples: deixe lâmpadas de intensidade baixa escondidas em cantos estratégicos: num vão entre dois móveis, em cima de um espelho ou num desnível de gesso. Em cada lado da cama, coloque abajures com interruptores separados. Isso dá independência ao casal.

Lâmpadas frias na cozinha

Publicidade
Já na cozinha, use lâmpadas frias (fluorescentes que não têm calor nem criam sombra), que aumentam o espaço. Gesso no teto com lâmpadas embutidas é chique. Uma outra opção é usar duas luminárias em caixa de acrílico, que escondem as lâmpadas. Instale em linhas paralelas no centro da cozinha.
No escritório, a pegada desse ambiente é colocar uma luminária de mesa focada perto do computador. Use lâmpadas frias. As de LED são mais caras, mas gastam menos energia e duram mais. É legal ter uma luz centralizada no teto e outros focos de luz perto de prateleiras, livros e poltronas.
Publicidade
Cada cômodo tem um tipo ideal de iluminação. Confira as dicas (no box ao lado) da arquiteta Cyntia Sabat para aplicar a luz correta em cada espaço.