Por luana.benedito
Rio - Para quem gosta de deixar os ambientes da casa estilosos e também quer economizar, a dica é recorrer a madeira de demolição. A alternativa de reaproveitamento é apresentada ao mercado pela madeireira Flaviense.

Segundo Flavio Aurélio, diretor da empresa, essa é uma forma de reaproveitar a madeira de forma consciente, protegendo o meio ambiente. “Compramos uma máquina italiana que deixa a madeira com aparência de demolição. Esse material chega a custar 20% menos se comparado ao modelo demolição e pode ser usado da mesma forma, como revestimentos de parede, portas e detalhes de decoração tipo rack, além de ser um material reciclado”, explica Flavio.

A rede Flaviense apresenta o novo modelo de madeira ao mercado carioca%2C sob medida para arquitetos e designers de interiores. O pagamento pode ser facilitadoDivulgação

Ele ressalta, ainda, que o produto foi pensado para os arquitetos, pois contribui para agregar valor aos projetos. “Desenvolvemos o projeto sob medida para os arquitetos e ainda fazemos a colocação”, adianta Flavio. A Flaviense conta com quatro lojas nos municípios de Duque de Caxias e de São Gonçalo e vai abrir a quinta filial em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, no começo de março.

Vale lembrar que a madeira de demolição tem aspecto rústico. E móveis, pisos e painéis feitos com esse material são também ecologicamente corretos. Além de nobre, esse tipo de madeira, retirada de antigas construções, proporciona um acabamento único para cada peça, conforme a exposição que sofreu ao tempo, entre outros fatores.

Mas a madeira de demolição exige cuidados diferentes de outras madeiras e materiais. Segundo Ester Isfer, proprietária da Guaraúna, especializada em madeiras de demolição, não devem ser usados nela produtos mais comuns, como ceras e óleos industrializados, por exemplo, pois podem manchar a peça.
Publicidade
Limpeza e manutenção
Deve ser usado apenas pano seco, ou levemente úmido, e detergente neutro para limpar a madeira. Produtos mais fortes, como desinfetantes ou desengordurantes, são proibidos.
Publicidade
Mensalmente, pode também ser feito um lixamento leve na superfície, com palha de aço, seguido pela aplicação de silicone, que pode ser usado para proteger a madeira tanto em áreas secas quanto úmidas. “Com o tempo, a repetição desse processo vai deixando a peça com um visual ainda mais bonito, além de mantê-la protegida”, orienta Ester Isfer, proprietária Guaraúna.
Efeito do tempo
Publicidade
Peças em madeira de demolição são diferentes das feitas com outras madeiras ou MDF. “Ela ‘trabalha’. Isso quer dizer que, em algumas condições, pode empenar ou abrir frestas, o que é considerado normal e até mesmo esperado. Quando acontece, vamos até o cliente fazer a manutenção necessária. Em casos extremos,trocamos a peça”, explica Ester.
Quando a madeira vai ser usada em áreas externas ou úmidas, com risco de contato com gordura na superfície, como bancadas de cozinha, lavabo e mesas, é recomendada uma impermeabilização, que deve ser refeita periodicamente.