Por luana.benedito
Duas opções de varanda e cobertura gourmets das empresas Even e Tao%2C nos bairros de Botafogo e da Vila da PenhaDivulgação

Rio - As varandas gourmets caíram no gosto de quem procura um imóvel para comprar. A opção também contribui para valorizar o bem, pois se torna uma extensão do apartamento, já que morador encontra nela uma opção gourmet além da cozinha, criando outras possibilidades. 

Segundo a arquiteta da MDL, Fernanda Monteiro de Barros, o sucesso das varandas gourmets vem da possibilidade do cliente ter um ambiente de lazer dentro do apartamento, sem precisar usar a área comum do prédio. Esse espaço é a escolha certa para quem gosta de receber amigos e passar o tempo com a família.

No caso do Bourgogne, em Jacarepaguá, a MDL apostou no conceito gourmet e abriu mais a boca da sala para a varanda. Além disso, criou uma entrada exclusiva pela cozinha, dando mais liberdade e integração da varanda com o apartamento. Todas as varandas têm churrasqueira instalada e previsão para adega.

VISTA PRIVILEGIADA

“A varanda é um diferencial no imóvel, sobretud</IP>o no Rio, onde a cidade exibe verdadeiros espetáculos em termos de vista. O carioca gosta de estar fora, de atividades ao ar livre e valoriza apartamentos com varanda. São raros os novos prédios construídos sem este ambiente”, afirma o presidente da Patrimóvel, Rubem Vasconcelos.

Segundo ele, a varanda gourmet tem um charme a mais. Na Zona Oeste, onde as construções são recentes, a varanda comum ou gourmet é praticamente obrigatória em qualquer construção. “Elas ganham mais espaço e quando integradas à sala, consistem em uma ampliação da própria área social”, ressalta.

BARRA, PENHA E VILA ISABEL

De acordo com a presidente da Tao Empreendimentos, Tanit Galdeano, a varanda gourmet já é uma realidade na Barra da Tijuca. “Nós também levamos esse conceito para a Vila da Penha e Vila Isabel. A opção de varanda gourmet traz ao apartamento um conceito de casa, ótimo para receber amigos e família com privacidade e segurança”, explica.

No empreendimento Casa Carioca, na Vila da Penha, colado ao Carioca Shopping, as coberturas são entregues com churrasqueira. O residencial conta com apartamentos de um e dois quartos e coberturas dúplex, além do lazer completo.

Mais de 80% dos compradores escolhem o modelo

A varanda gourmet é uma opção do excluseven — serviço oferecido em todos os empreendimentos da Even com diferentes sugestões de acabamentos e instalações antes da entrega das chaves. O morador ainda pode optar pela varanda gourmet com a churrasqueira, bancada de apoio e cuba.

A escolha do material para compor a varanda fica a critério do comprador. “A varanda é o grande xodó do carioca. Culturalmente, no Rio as pessoas gostam de reunir amigos e a varanda gourmet funciona como uma ampliação da cozinha ou da sala. Apesar de ser opcional e com custo adicional, cerca de 80% dos compradores de apartamentos da Even optam pela varanda gourmet”, conta o diretor da Even, Bruno Ghiggino.

No residencial UpLife, a Even inovou ao incluir piscina e churrasqueira, em uma varanda dúplex, com ligação entre elas. “O projeto potencializava o lazer no apartamento, e a varanda tinha duas passagens: pela cozinha e pela sala. Recentemente, a Even criou uma a opção com varanda gourmet também no You Botafogo, residencial em construção. Neste residencial, a churrasqueira e a ampla varanda ficam de frente para o Cristo Redentor”, revela Bruno.

Já a Brookfield tem condomínios para diferentes perfis de pessoas. São empreendimentos com espaços para quem gosta de reunir os amigos e fazer reunião cheias de boas receitas. No Damai Residence LifeStyle, localizado no Recreio dos Bandeirantes, além de spa, duchas cromoterápicas e dezenas de itens de lazer nas áreas comuns, os apartamentos já são entregues com varandas gourmet contendo churrasqueiras elétricas e sistema de exaustão instalados. No empreendimento All Familly, em Niterói, as varandas gourmet também contam com churrasqueira elétrica.

Espaço pode ter frigobar, forno e adega de vinho

“A varanda gourmet vem evoluindo ao longo dos anos. Além da churrasqueira, há hoje opções com cooktop, forno a lenha para pizza, espaço para se instalar um frigobar ou uma adega de vinhos. Quanto mais possibilidades de uso, mais públicos diferentes se interessam. O mercado vê o espaço com bons olhos”, comenta o diretor-geral da Brasil Brokers no Rio de Janeiro, Mario Amorim.

Prova disso são os empreendimentos da marca Now Smart Residences, da Avanço Realizações Imobiliárias. A construtora criou a varanda Trendy, com cooktop elétrico de duas bocas, bancada de granito, cuba de inox, previsão de pontos para adega, frigobar, TV e sonorização ambiente. Os empreendimentos com esse conceito em Cachambi, Vila da Penha e Irajá foram sucesso de vendas.

Outro diferencial é que a área de serviço é interligada com a varanda. “Esse conceito ajuda a economizar. Isso porque a família pode reunir os amigos e cozinhar em casa, reduzindo custo com restaurante. Estamos levando esse modelo para os empreendimentos da Zona Norte durante o lançamento. O cliente fica surpreso com a Varanda Trendy quando visita o decorado”, lembra o diretor da Avanço, Sanderson Fernandes. Ele ressalta que o conceito agrega ainda mais valor ao imóvel.
O Now Irajá foi lançado em dezembro e tem apenas algumas unidades à venda.

Você pode gostar