Por luana.benedito

Rio - Os banheiros estão se destacando cada vez mais quando o assunto é decoração. Se antes os espaços eram feitos apenas para tomar banho e escovar os dentes, hoje eles são mais do que isso. Passaram a ser chamados também de salas de banho, pois ganharam novas funcionalidades. E, para deixar este ambiente estiloso, não importa o tamanho. O que vale é a criatividade e o orçamento que poderá ser investido.

Vale lembrar que se a intenção for mexer na estrutura, não esqueça de contratar um arquiteto ou um engenheiro para montar o projeto de acordo com as preferências e acompanhar as etapas da obra. O arquiteto Ricardo Gutemberg, por exemplo, projetou uma sala de banho em uma cobertura no Rio. Com 20 metros quadrados, o espaço é todo em mármore travertino e com detalhes em branco.

Chamados de salas de banho%2C banheiros têm opções de decoração que deixam ambiente intimista%2C transmitindo aconchego e relaxamentoDivulgação

A parede com revestimento em 3D ajuda a conferir leveza e amplitude, deixando o ambiente mais contemporâneo. “A diferença de um banheiro para uma sala de banho está nos elementos decorativos e tecnológicos que transmitem aconchego e relaxamento, como cortinas, iluminação, jardim, TV, cromoterapia, poltronas/sofás e, claro, alguns metros a mais que o tradicional banheiro”, explica Ricardo.

PORCELANATOS EM ALTA

Para montar uma sala de banho, o arquiteto preparou dicas para usarmos no dia a dia. Segundo ele, os porcelanatos em grandes dimensões estão em alta. “Do mesmo modo, o mármore também costuma ser um material bastante usual na decoração do cômodo. O uso de revestimentos em 3D nas paredes costuma dar um efeito moderno. Recomenda-se utilizá-los em áreas que não sejam muito molhadas”, ressalta o profissional.

Se a dúvida está em qual cor escolher para o ambiente, Ricardo afirma que as cores claras são mais fáceis de lidar, pois são as mais eficientes em produzir ambientes aconchegantes, além de dar sensação de amplitude. A iluminação é também um quesito importante.

O arquiteto aconselha o uso pontual de spots (luminárias direcionadas) e pendentes para fazer efeito de luz central. “O uso de balizadores e arandelas também são fundamentais. Além de dar um efeito de meia luz, podem ser deixados ligados durante a noite, pois auxiliam a ida ao banheiro sem precisar acender todas as luzes do ambiente. A iluminação indireta dá um ar mais intimista e romântico ao espaço”, comenta. As plantas também são bem-vindas por meio de pequenos jardins internos ou verticais.

Banheira e eletrônicos

Nem toda sala de banho, de acordo com Ricardo Gutemberg, precisa ter banheira ou hidromassagem, pois vai depender das preferências e de como o cliente deseja aproveitar o espaço. Para quem não abre mão do aparelho, o arquiteto recomenda as hidromassagens verticais, que podem ser instaladas dentro do box. “Outra opção interessante é uma sauna, que pode ser embutida dentro do box também”, indica.

Os aparelhos eletrônicos são outros acessórios que ganharam espaço nas salas de banho. “Ter uma TV em um canto para deitar e relaxar depois de um banho quente ou na hidromassagem é um dos principais atrativos das salas de banho. Há a possibilidade também de se criar um espaço para leitura. Tudo vale para se sentir bem nesse ambiente, que serve de refúgio da caótica vida moderna. O uso da automação também está cada vez mais presente nas salas de banho para o conforto e a comodidade das pessoas”, completa Ricardo. 

Você pode gostar