Por leandro.eiro
Escritório em casa%3A tons claros%2C poltronas confortáveis%2C bancada apropriada e organização para produzir bem Divulgação

Rio - O emprego tradicional, onde o funcionário se desloca para o escritório, está mudando a cada dia. As novas tecnologias têm permitido realizar o trabalho à distância e evitar a perda de tempo com o trânsito que anda cada vez mais complicado. Por isso, para quem trabalha em casa, montar um home office otimizado e organizado é muito importante. Além disso, o espaço também pode ser utilizado por toda a família, tanto na hora de trabalhar como estudar.

Pensando em ajudar a criar o espaço ideal para realizar as tarefas, a arquiteta Camila Muniz, responsável pelo estúdio C/M & Arq, preparou algumas dicas. O espaço tem que ter uma boa bancada de trabalho, suficiente para um computador e para o material de apoio. Pode ser uma bancada fixada na parede, uma mesa ou uma escrivaninha.

Área de armazenamento

Outro ponto importante que precisa ser levado em consideração é a área de armazenamento, onde serão guardados livros, arquivos e materiais, entre outros objetos pessoais. Pode ser uma estante aberta, algumas prateleiras, um gaveteiro ou até armários suspensos. Se forem utilizadas prateleiras ou estantes, o ideal é colocar objetos decorativos para dar um charme ao espaço.

Não se deve perder de vista a escolha de uma boa e confortável cadeira. Ela deve ser ergonômica e com braços, para garantir uma boa postura. Outro ponto importante e fundamental é garantir uma boa iluminação do espaço. Uma luz geral acompanhada de iluminação indireta, geralmente, é a melhor opção para o espaço.

A arquiteta lembra, ainda, que cor do espaço também reflete a sua qualidade. Opte por cores neutras e calmas, que transmitam tranquilidade. Isso pode ajudar, e muito, na concentração ao utilizar o espaço. “Levando em consideração todos esses itens acima, acredito que um espaço com as proporções do meu projeto possa custar entre R$ 1.500 e R$ 2 mil, com pintura das paredes e móveis, sem considerar objetos e itens de decoração”, diz Camila.

Muitas pessoas, ao iniciar o trabalho feito em casa, não têm um cômodo extra para converter em escritório. E, por isso, a sala, em geral, é o espaço escolhido para as atividades laborais. A arquiteta Ciça Ferracciú afirma que alguns elementos básicos são o suficiente para montar um ambiente home office. “Uma bancada fixa à parede com espaço para a instalação de um computador ou um notebook já torna possível o início das funções”, orienta a arquiteta.

De acordo com ela, se o profissional necessita de um espaço para os livros e os documentos, por exemplo, uma estante pode ser o ideal. “Caso não haja local para acomodar o móvel, as prateleiras são uma excelente alternativa. Além de funcionais, ajudam a compor a decoração”, diz Ciça.

Lojas como a Mobly, Tok&Stok e Etna oferecem diversas opções para montar o seu home office, vale a pena dar uma conferida e escolher os móveis que mais se ajustam ao seu estilo.

Bancada fixa à parede para o computador já torna possível o início das funções%2C diz especialistaDivulgação

Dicas

Opte por cadeiras confortáveis. Manter postura correta e conforto é fundamental para a saúde do corpo e bem estar. Uma boa cadeira ergonômica, com braços e regulagem de altura pode fazer a diferença.

Tenha uma bancada eficiente, com espaço para computador e material auxiliar, como agenda e caneta. Ter objetos e pertences de trabalho à mão torna a rotina de trabalho eficiente. O que puder ser feito ou organizado de forma a otimizar seu trabalho é importante para ter melhor rendimento. Tenha espaço suficiente e mantenha-o organizado.

A organização da área de armazenamento é fundamental. Contar com estantes, prateleiras e/ou gaveteiros ajuda bastante. Objetos ou materiais que não usamos sempre precisam ser armazenados no espaço de trabalho. É sempre bom manter esses espaços limpos e livres de bagunças, pois traz ânimo para trabalhar.

Com a cor ambiente, prefira tons claros. As cores têm impacto na maneira como nosso corpo reage a eles. Tons claros dão tranquilidade, garantindo maior luminosidade e amplitude ao ambiente. Além disso, tons neutros auxiliam na concentração. 

Você pode gostar