Por leandro.eiro

Rio - Na hora de escolher que tapete usar, sempre vem aquela dúvida, né? Sintéticos ou de fibras naturais, felpudos ou de pelos curtos. Mas os tapetes são uma das peças mais comuns nos ambientes, sejam estes clássicos ou modernos. De relevância histórica, o tapete é um item de grande importância na decoração de um cômodo. É ele quem dá o arremate final da decoração e delimita um espaço.

A peça é um item importante na decoração%2C dando o arremate final. Na sala%2C precisa ser resistente%2C devido à circulação de pessoasDivulgação

Para a arquiteta Cyntia Sabat, especialista em decoração de interiores, o tapete é uma das peças mais importantes e versáteis de uma decoração. “Atualmente, temos a possibilidade de escolher diferentes tipos, desde o material usado para a confecção ao tamanho e estampa”, diz Cyntia. “Há grande diferença entre ambientes com e sem tapetes. Geralmente, essa é uma das últimas peças a ser escolhida”, completa.

A arquiteta aponta, ainda, que cada um dos ambientes da casa (sala, cozinha, quarto) tem decoração específica. E, portanto, é preciso saber qual tapete irá compor cada um desses espaços.

Especialistas em decoração também recomendam deixar o tapete como a última peça a ser escolhida. Assim, é possível analisar bem o projeto e não cometer excessos. Se o sofá for colorido ou estampado, por exemplo, prefira peças neutras e lisas. E vice-versa. Há, ainda, os cuidados especiais com os idosos e alérgicos, além de tapetes especiais para os banheiros.

Idosos pedem cuidados extras para que não tropecem e caiam. A sugestão é colar fitas adesivas antiderrapantes embaixo deles. Essa alternativa ainda mantém as peças sempre alinhadas. Já as casas com pessoas alérgicas têm como aliados tapetes de fibra sintética ou com tratamento antiácaro. E, no caso dos banheiros, devem contar com tapetes emborrachados ou de tecido com fita antiderrapante embaixo. O tapete deve ficar com as pontas embaixo do sofá. Caso contrário, dá a impressão que optou por um de tamanho inadequado. É sempre interessante deixar uma parte do piso à mostra.

Item no quarto precisa ser aconchegante. Ideal são os felpudosDivulgação

Para não fazer feio

Sala: É a área onde o tapete tem maior destaque. Portanto, escolha a melhor tapeçaria. Como é um ambiente de grande concentração e circulação de pessoas, é importante que seja escolhido um com material mais resistente. Peças grandes, que permitem posicionar todos os móveis do living em cima, trazem sensação de amplitude.

Quarto: O tapete para esse espaço precisa ser aconchegante. O ideal são os felpudos, com pelos de nylon com cerca de 30 centímetros ou seda. Tapetes que calcem a cama e ultrapassem a largura em 70 centímetros cada lado são os ideais. Peças como criado-mudo não necessitam de tapeçaria.

Closet: Escolha um modelo que cubra toda a extensão do cômodo, mas que não atrapalhe o abrir e fechar das portas do armário.

Cozinha: Nela, é muito comum encontraram os revestimentos como porcelanato ou cerâmica. Portanto, o tapete ideal para essa parte da casa deve ser mesmo aquele que evita tropeços e escorregões. Opte por um no estilo passadeira. Dessa forma, o tapete irá cobrir a área de pia e fogão. Escolha um material sintético na hora de fabricar e encomendar o tapete, pois assim a peça poderá ser higienizada.

Banheiro: O ideal é sempre usar uma peça única, que fique sobre as regiões centrais de circulação, como em frente ao box e pia (não se usa mais tapetes na frente do vaso sanitário). Assim como na cozinha, use material sintético, para evitar escorregões, além de também ser fácil de limpar.

Você pode gostar