Por leandro.eiro

Rio - Muitos quadros em casa que ainda não foram pendurados? Calma, com as dicas certas, você será capaz de transformar aquela parede sem graça do lar. A gallery wall, composição de quadros em uma única parede, é tendência na decoração. Mas para não errar na mão, especialistas dão as dicas para o arranjo ideal.

A gallery wall%2C composição de quadros em uma parede%2C é tendência na decoração. É possível misturar quadros com placas de mdf%2C espelhos e fotografias emolduradasDivulgação

Priscilla Costa, gerente de produtos da Moldura Minuto, diz que o primeiro passo é simular uma composição usando recortes de papel Kraft, técnica que ajuda a visualizar melhor o espaço disponível e para ter ideia de como ficará o resultado final. "Os papéis representam os quadros e é nessa hora que o morador pode mudar as posições e os tamanhos de cada moldura para conseguir visualizar uma Gallery Wall ideal para o seu estilo e ambiente", explica.

O segundo passo, orienta Priscilla, é escolher as imagens e as gravuras que irão fazer parte da composição. Para a profissional, os quadros não precisam seguir o mesmo padrão de tema. "As imagens dos quadros podem ser diferenciadas. O que precisa seguir uma linha são as tonalidades. Não há a necessidade de usar a mesma cor em todos os quadros, mas eles precisam conversar entre si, e também, com o resto da decoração do ambiente", afirma Priscilla. Em tempos de empoderamento feminino, a Moldura Minuto oferece, por exemplo, quadros que enfatizam a beleza e o poder das mulheres para criar ambientes modernos, descolados e marcantes.

Opções de quadros criativos e orientações de como usar em vários ambientes da casaDivulgação

Giselle Barros, arquiteta da M12 Arquitetura, complementa que a cor da parede pode influenciar na escolha dos quadros. "Em uma sala decorada com tons neutros, podem ser usados quadros com imagens em cores fortes, bem marcantes, assim como molduras coloridas, trazendo alegria ao ambiente. Já em paredes onde já foram usadas cores fortes, o ideal é usar quadros em tons mais neutros. Os quadros com molduras e imagens no clássico preto e branco ornam perfeitamente em paredes de qualquer cor".

Outra dica da arquiteta é misturar os quadros com placas de mdf, espelhos em vários formatos e fotografias emolduradas. "Os quadros não precisam estar pregados. Podem ser colocados em prateleiras, apoiados. Para quem reside em imóvel alugado e não quer investir muito na decoração, os quadros são uma ótima escolha, pois trazem alegria e identidade ao ambiente, com pequeno custo e adornos fáceis de serem trocados ou levados na mudança", conta Giselle.

Você pode gostar