Resgate de Animais SilvestresFoto: Felipe Rojas

Itaboraí - A Polícia Federal em uma ação conjunta com INEA resgatou nesta quinta-feira (27), aves exóticas e uma arara-canindé vítima de maus-tratos.
A operação desmantelou um cativeiro ilegal de animais silvestres no bairro Venda das Pedras.
O resgate foi conduzido por agentes do Núcleo de Repressão a Crimes Ambientais da PF em Niterói (DPF/NRI), contou com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
No local, foram encontrados diversos animais mantidos de forma irregular, entre eles, dois trinca-ferros, um sabiá-laranjeira e um galinho-da-serra – espécies da fauna nativa brasileira. Além disso, havia duas roselas, dois lóris-molucanos e duas agapornis, aves exóticas originárias da Austrália.
Entretanto, a situação mais alarmante foi a de uma arara-canindé, que apresentava claros sinais de maus-tratos.
Após a apreensão dos animais, eles foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA), em Seropédica/RJ, onde exames periciais confirmaram que a arara era vítima de condições inadequadas e sofrimento.
O responsável pelos animais foi detido e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Niterói, onde foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência pelos crimes de apanhar espécimes da fauna silvestre sem autorização e praticar maus-tratos contra animais silvestres. Caso seja condenado, ele poderá cumprir pena de até dois anos de reclusão, além de ser multado.
A retirada de animais da natureza para comércio ilegal e a manutenção de espécimes em condições precárias são crimes ambientais graves, que colocam em risco a biodiversidade e causam sofrimento aos animais.