Curso irá oferecer aulas de games e inglês para 320 jovens com idades a partir de 16 anosDivulgação / Prefeitura

O município de Japeri pode ganhar a primeira escola gamer gratuita do país. A iniciativa é fruto de parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), com a Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos (FERJEE). A inauguração do Projeto Social de Esportes Eletrônicos vai acontecer no sábado (30/03), às 10h, na sede da SEMADES, na estrada Ary Schiavo, 992, bairro Vila Santa Amélia, mas as inscrições já estão abertas.
Serão 320 vagas para jovens com idades a partir de 16 anos. Além de aulas de games, o Projeto Social de Esportes Eletrônicos também vai oferecer curso de inglês. Os interessados podem se inscrever pelo site da FERJEE, pelo link do projeto GameCraft, ou ainda pessoalmente na sede da SEMADES. As aulas começam em 22 de abril.
O Presidente da FERJEE, Cadu Albuquerque, disse estar ansioso para iniciar o projeto piloto em Japeri. “Estamos focados em oferecer acessibilidade aos jovens da Baixada Fluminense. Difundir os games e formar atletas junto com a Imperial Academy, uma das maiores organizações de eSports do país ”, contou.
“O curso é maravilhoso. Nossos jovens vão aprender tudo sobre games e ainda terão palestras sobre sustentabilidade. Estamos muito empolgados com os benefícios que o curso trará para a juventude de Japeri. Temos a Light e o governo do Estado entre os apoiadores, e buscamos parceria com as escolas de segundo segmento para divulgar o curso”, explicou a secretária da SEMADES, Meire Lucy.
De acordo com o Diretor de Projetos da FERJEE, Ewerton Panda, o mercado de games movimenta R$ 200 bilhões em todo o mundo, e o Brasil é o 5° maior neste mercado, gerando muitas oportunidades em novas profissões. “Os cursos oferecidos nesta parceria terão um viés transversal voltado à educação ambiental e à sustentabilidade, e vão auxiliar os jovens a entenderem melhor o mundo dos jogos, e com responsabilidade”, destacou.