Evento contribui para a valorização e preservação das tradições culturais afro-brasileirasFoto: Douglas Smmithy / Ilustração
Festa de Iemanjá em Macaé: Celebração e Resgate Cultural no Dia Municipal de Iemanjá
Momento visa homenagear, agradecer e fazer pedidos à divindade a Rainha do Mar
Macaé - A União dos Terreiros e Casas de Cultos Afro-brasileiros de Macaé (UTECAB) anuncia a celebração da Festa de Iemanjá, marcada para o dia 4 de fevereiro. A festividade, promovida por religiões de matriz africana, terá início às 9h30 em frente à Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores, na Rua Sacramento, 63, e seguirá em cortejo até o Mercado de Peixes, onde ocorrerá a entrega.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e da comunidade pesqueira. A celebração é alusiva ao Dia Municipal de Iemanjá, estabelecido pela Lei Municipal 3.975/2013 no dia 2 de fevereiro.
O cortejo será conduzido por líderes religiosos, congregando candomblecistas, umbandistas e simpatizantes das religiões de matrizes africanas. A ocasião visa homenagear, agradecer e fazer pedidos à divindade Iemanjá.
"A importância de resgatar tradições culturais em nossa cidade se traduz na riqueza imaterial da nossa população", destacou Yaisa Carolina, produtora cultural da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Esse tipo de evento contribui para a valorização e preservação das tradições culturais afro-brasileiras, promovendo a diversidade e o entendimento entre diferentes comunidades.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.