Equipes percorrem bairros de Macaé para orientar moradores e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegyptiFoto: Divulgação
Macaé intensifica defesa contra o Aedes aegypti com ações reforçadas às vésperas do verão
Cidade amplia visitas, monitoramento e bloqueios de transmissão para reduzir focos do mosquito que se multiplica com o calor e as chuvas
Macaé - Os dias mais quentes começaram a marcar presença em Macaé e, com eles, cresce a preocupação com o Aedes aegypti. O mosquito, que se multiplica mais rápido com chuvas e temperaturas elevadas, encontra no fim da primavera um ambiente perfeito para se espalhar. Para evitar o aumento de casos de dengue, zika e chikungunya, o município reforça uma série de ações de controle, educação e prevenção que já movimentam equipes em vários bairros.
A Gerência de Vigilância Ambiental intensifica o trabalho com visitas domiciliares, inspeções em terrenos, aplicação de larvicida e bloqueios de transmissão com carro fumacê. O coordenador Julinho Antunes lembra que a mobilização precisa ser compartilhada e começa dentro de casa. Ele destaca que uma simples vasilha esquecida no quintal pode se transformar em criadouro. Por isso, a verificação semanal de áreas externas e internas ainda é o método mais eficaz de prevenção.
Entre os dias 17 e 19, técnicos da Vigilância instalam e monitoram ovitrampas em sete regiões: Imbetiba, Jardim Vitória, Nova Malvinas, Fronteira, Vila Badejo, Ajuda de Cima e Engenho da Praia. Os equipamentos permitem identificar rapidamente a presença do mosquito e direcionar ações de contenção em áreas mais vulneráveis.
No dia 18, o Cevas Itinerante chega ao Aterrado do Imburo com vacinação antirrábica, orientações e visitas para eliminação de focos. Já o fumacê percorre o Parque Aeroporto no dia 18, às 5h, e retorna às ruas no dia 19, no mesmo horário, no bairro Cajueiros. Para garantir a eficácia, os moradores devem deixar portas e janelas abertas e proteger alimentos, bebedouros e aquários.
O combate também inclui o controle de roedores nos bairros Centro, Imburo e Visconde de Araújo, com colocação de iscas e atendimento às demandas registradas. Ao mesmo tempo, a equipe mantém o Reconhecimento Geográfico nos bairros Virgem Santa, Parque Aeroporto e Glória, mapeando áreas e características ambientais que ajudam no planejamento das ações de saúde.
A rotina de vistoria continua em pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, empresas e órgãos públicos nos bairros Glória, Aroeira e Barra de Macaé, locais onde há maior risco de acúmulo de materiais que podem armazenar água.
Os moradores que desejarem denunciar possíveis focos ou solicitar visitas podem procurar a Gerência de Vigilância Ambiental na Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro. Também é possível acionar o serviço pelo e-mail cevas@macae.rj.gov.br , pelo Disque Dengue 0800-022-6461 ou pelo WhatsApp Aedes 22 2772 6461.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.