Kafofolia do Tio Costelinha encerra Carnaval infantil de MagéDivulgação
O evento é gratuito e também marca os 50 anos do artista Eric Fanuel, criador e intérprete do personagem Tio Costelinha, referência da cultura infantil em Magé e na região.
A programação inclui concurso de fantasias, música, contação de histórias e a participação especial do Robozão de LED, promovendo lazer, inclusão e valorização da cultura popular.
Para Eric Fanuel, o momento representa a consolidação de uma trajetória construída com afeto e compromisso social.
“O Kafofolia nasceu para levar alegria, afeto e cultura às crianças de Magé. Encerrar o circuito infantil e ainda celebrar meus 50 anos fazendo arte é uma emoção enorme. A cultura feita com carinho cria raízes e transforma vidas”, destacou o Tio Costelinha.
Circuito infantil fortalece tradição carnavalesca
O Carnaval infantil de Magé vem se consolidando como uma tradição no calendário cultural da cidade, reunindo famílias, educadores e artistas em diferentes bairros. Em 2026, a abertura foi realizada com o Bloco Momô de Mãe, no dia 1º de fevereiro, no espaço São Geraldo, no Centro. Já no dia 15 de fevereiro, foi a vez do Bloco do Pijama, na Reta de Santo Aleixo; do Bloco Menino Maluquinho, no bairro Capela; e do Bloquinho da Praça, em Andorinhas. A programação reforçou a descentralização da cultura e garantiu acesso gratuito ao lazer para a população.
Criado em 2015, o Kafofolia do Tio Costelinha surgiu inicialmente como banda e ampliou suas ações para além do período carnavalesco, atuando em escolas públicas e privadas, participando de eventos literários, como a Bienal do Livro, e desenvolvendo ações em instituições de assistência social.
“O nosso trabalho vai além do Carnaval. A gente entra em escolas, bibliotecas e instituições sociais levando música, histórias e acolhimento. O Tio Costelinha é uma extensão desse cuidado com a infância”, reforçou Fanuel.
O bloco mantém parcerias com outras agremiações culturais da cidade, participando de iniciativas como Peru Sem Freio, Bloco da Boneca, Segunda sem Lei, Bloco Vermelho e Branco, além dos blocos do circuito infantil.
Em 2026, a trajetória de Eric Fanuel e do personagem Tio Costelinha ganha ainda mais reconhecimento ao se tornar enredo do Bloco Favelinha, Samba e Futebol, valorizando sua contribuição para a cultura popular da região.
Além de encerrar o circuito em Magé, o Kafofolia também marca presença em Guapimirim, onde encerra o Carnaval local puxando o tradicional Bloco Carnakids, por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.