Protesto contra a Enel em São José do ImbassaíFoto: Reprodução

Maricá - Alguns moradores e comerciantes do município seguem sem energia elétrica desde de a última sexta-feira (17) até hoje (19), um tradicional restaurante e uma sorveteria do centro da cidade seguem no escuro e impossibilitados de trabalhar.

Os estabelecimentos perderam suprimentos por falta de refrigeração, a sorveteria descartou mais de 100 litros de sorvete que derreteu, e o restaurante perdeu dezenas de quilos de pescado e carnes e aves por conta da falta de energia, moradores de diversos pontos seguem também sem eletricidade.

Uma manifestação contra a Enel aconteceu ontem (18) em São José do Imbassaí, moradores queimaram pneus por conta da indignação contra a distribuidora.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta se pronunciou em rede social cobrando a distribuidora: " É inadmissível o que parte da população está passando com as interrupções constantes de energia. Vamos acionar os órgãos Estadual, Federal e a Aneel, que controlam a concessão da Enel, e judicializar todos os transtornos causados aos prédios públicos e as famílias maricaenses.

Peço que os moradores registrem a ocorrência de interrupção de energia junto a Enel, e posteriormente, enviem seus protocolos para o Procon Maricá através do WhatsApp: 21 97235-7207 para que o setor monitore, contabilize e tome todas as providências cabíveis e legais. "

Moradores e comércios de vários pontos da cidade seguem sem energia elétrica ate o momento.
A concessionária emitiu nota oficial sobre o assunto, segue abaixo na íntegra: 
A Enel Distribuição Rio informa que normalizou o fornecimento de energia elétrica para 98% dos clientes afetados com a interrupção do serviço pelas tempestades dos últimos dias. A distribuidora esclarece que segue trabalhando, com reforço de até 10 vezes o número de equipes em campo, para reduzir os efeitos do clima adverso sobre a rede elétrica, com impacto principalmente nas regiões de Niterói, Maricá, São Gonçalo e Serrana.

Nos últimos dias, chuvas intensas atingem essas regiões, acompanhadas de descargas atmosféricas e vendavais que resultaram na queda de centenas de árvores e outros objetos sobre a rede de distribuição de energia. Em muitos locais está sendo necessário reconstruir parte da rede elétrica e substituir equipamentos e cabos danificados.

A Enel Rio contabilizou mais de 1.600 ocorrências decorrentes de árvores tombadas e galhos e mais de mil por descargas atmosféricas. A queda das árvores também ocasionou danos em mais de 200 postes da companhia. Nesses casos, a Enel Rio trabalha que parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, que atuam na remoção das árvores para que os técnicos da companhia possam iniciar a reconstrução da rede.

De acordo com dados do Climatempo, o número de descargas atmosféricas registradas nos primeiros 15 dias de fevereiro foi cinco vezes maior do que no mesmo período do ano passado, chegando a 85.346 raios na área de concessão da companhia. Isso indica que as tempestades esse ano estão mais intensas em relação ao ano passado.

A Enel Rio reforça o seu compromisso com a população do Estado e seguirá dedicando todos os esforços para garantir o fornecimento de energia para todos.