Guarda Civil Municipal contará com novos armamentos não letais Divulgação/ PMM
Armamento não letal dos agentes da Guarda Civil de Mesquita será ampliado
85 agentes receberam treinamento teórico e prático sobre o uso e abordagem dos equipamentos
Os agentes da Guarda Civil de Mesquita poderão contar com novos equipamentos não letais, como espargidores de pimenta e espuma, além da pistola de choque spark. Cerca de 85 agentes receberam um curso teórico sobre as principais especificações dos equipamentos, modos de uso, abordagens e leis.
Através da Prefeitura de Mesquita, três agentes da Guarda Civil Municipal participaram de um curso de formação de instrutores. Agora capacitados para apresentar as informações sobre o planejamento e o emprego dos equipamentos, são eles os responsáveis por transmitir conhecimento técnico aos demais agentes, além da reciclagem periódica dos mesmos.
“É muito importante que eles tenham essa capacitação e estejam habilitados no uso dos armamentos não letais. Cada um tem suas funcionalidades específicas e exige protocolos de manuseio e ambiente adequados que são ensinados durante as aulas teóricas e práticas”, conta o agente Fabiano Daniel, coordenador de Ensino e Instrução da Guarda Civil de Mesquita.
Na primeira semana, eles tiveram apenas aulas teóricas, ministradas pelos agentes Lídia Alves, Thiago Alves e Haiashi. Durante a capacitação, são abordados pontos como a distância para o uso do espargidor, seus efeitos fisiológicos, procedimentos para conduzir o agressor e o uso controlado dos armamentos. Além disso, a atuação dentro da legalidade e o raciocínio do agente também são temas aprofundados durante o treinamento. Nesta semana, os agentes participam de aulas práticas.
Segundo Renata Paranhos, subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania, foram adquiridas 105 unidades de espargidores de pimenta e espuma e 20 unidades de pistola de choque spark, para utilização em distintas situações e apenas por profissionais habilitados.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.