A Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, que fica no Banco de Areia, teve dois canteirosagrícolasrevitalizados por cerca de 20 estudantes da Educação Infantil.
As hortaliças plantadas foram de cebolinha, salsão/aipo e mostarda.
Para o coordenador de Ciências e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, Leandro Azeredo, o contato com a terra despertou o conhecimento e a empolgação das crianças. “O trabalho que vinha sendo feito nas escolas ganhou um novo foco. O lema agora é: da horta para o prato. Além de auxiliar na alimentação dos alunos, essa agricultura vai ajudar eles a se sensibilizarem com essas questões”, destaca.
A ideia é expandir a abrangência da ação e alcançar outras escolas do município. Além das hortaliças citadas, a equipe dispõe de mudas de outros temperos, como coentro e salsinha.
“Queremos criar vários canteiros agrícolas nas escolas e ensinar as crianças a plantar. Isso sem contar com o estímulo às práticas de reciclagem, como é o caso das garrafas pets que são colocadas ao redor da terra para delimitar os canteiros e usadas também como regadores”, indica o subsecretário municipal de Agricultura de Mesquita, Glauber Figueiredo.
O engenheiro agrônomo da prefeitura de Mesquita, Fábio Vilas Bôas acredita que a plantação local na unidade irá colaborar para a confiabilidade dos alimentos oferecidos na merenda. “É mais um passo em direção à segurança alimentar nas escolas da rede pública municipal de Mesquita”, diz ele.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.