Após 12 meses de atividade em Miguel Pereira e Paty do Alferes, a Iguá colhe os resultados do Plano de Resposta à Estiagem, planejado para mitigar os efeitos da escassez hídrica que historicamente impacta a região todos os anos. Segundo a concessionária de saneamento, a implantação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) Móvel anexa a ETA Fragoso, em Miguel Pereira, está entre as medidas que contribuíram para o aumento na produção de água entre os meses de julho e novembro.
A estação móvel possibilitou o aumento da produção local em 33% na ETA Fragoso, o que ajudou a garantir o abastecimento nos meses historicamente mais críticos - quando a incidência de chuva cai drasticamente. Localidades que no passado chegavam a ficar sem água por semanas e eram abastecidas com o auxílio de caminhões-pipa, passaram a contar com uma nova realidade no fornecimento.
Em 2022, por meio de diversas ações, como a melhoria das instalações e a campanha de comunicação de consumo consciente da população, além do apoio do Governo do Estado e da prefeitura de Miguel Pereira, a concessionária conseguiu oferecer mais segurança e menos intercorrências no abastecimento.
“Sabemos da importância de garantir o abastecimento de água à população, analisamos o impacto histórico que a falta de chuvas traz para os mananciais da região, e nos planejamos para o desafio de manter a qualidade e continuidade na distribuição. Com investimento em soluções inovadoras e um bom planejamento, mesmo com a ausência de chuvas, a população pôde sentir nossos esforços para garantir o fornecimento de água de qualidade e na quantidade necessária às residências e comércios da região”, destaca Lucas Arrosti, Diretor de Operações da Iguá no Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.