Chile - Turistas tiraram selfies e “escreveram” no corpo de uma baleia azul morta na praia de Punta Delgada, no extremo Sul do Chile, gerando uma forte polêmica. Segundo os pesquisadores, a baleia já chegou morta à praia no último sábado. A causa da morte ainda é desconhecida, mas suspeita-se de que tenha sido inanição.
Muitas pessoas se juntaram ao redor do corpo do animal. Crianças a chutaram, alguns subiram no animal, tiraram fotos e até usaram uma pedra para escrever no corpo. Essa atitude gerou uma polêmica nas rede sociais e foi considerado “ignorância” e desrespeito à fauna marinha.
Una ballena azul de 21 Mts varo en el sector de Punta Delgada, a 117 kms de Punta Arenas, el cetáceo estaba rayado con dedicatorias, cortes profundos en su piel y dos mujeres fotografiándose encima de su cuerpo #RespetoAnimal pic.twitter.com/l3GoWuSShq
— Rodrigo Saavedra (@rodrigo_sm) 18 de fevereiro de 2018
Posteriormente, a Marinha chilena estabeleceu um cordão de isolamento para que os especialistas pudessem estudar o corpo.
A baleia azul é a maior existente, e é raramente avistada naquela região do Estreito de Magalhães, extremo-sul da América do Sul.