FBI está preocupado com atos extremos desencadeados por teorias conspiratórias nas eleições de 2020 - AFP
FBI está preocupado com atos extremos desencadeados por teorias conspiratórias nas eleições de 2020AFP
Por O Dia
Washington - O FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos) passou a tratar teorias conspiratórias como um instrumento de terrorismo doméstico, segundo documentos obtidos pelo Yahoo News.
Segundo o documento, datado do dia 30 de maio, o FBI passou a tratar as teorias conspiratórias como motivadoras de atos extremos, considerados terrorismo doméstico. O massacre de Suzano, em São Paulo, por exemplo, foi investigado pelo MP-SP como um possível caso de terrorismo doméstico. 
Publicidade
Para o FBI, o problema está crescendo. O documento cita nominalmente teorias conspiratórias ligadas à base do presidente Donald Trump, e afirma que "essas teorias conspiratórias provavelmente irão emergir, se espalhar e evoluir no ambiente moderno de informação, ocasionalmente levando tanto grupos quanto indivíduos extremistas a realizar atos criminosos ou violentos".
Publicidade
O documento demonstra uma preocupação especial do FBI com as eleições presidenciais norte-americanas de 2020, um período em que, segundo a instituição, provavelmente haverá maior disseminação de teorias conspiratórias. 
Confira a íntegra do documento original, em inglês, obtido pelo Yahoo News:
Publicidade