Em cumprimento à decisão do Supremo, a Anvisa informou que disponibilizou amplo acesso aos autos do processo administrativo relativo ao pedido de importação e distribuição da Sputinik V.
Em cumprimento à decisão do Supremo, a Anvisa informou que disponibilizou amplo acesso aos autos do processo administrativo relativo ao pedido de importação e distribuição da Sputinik V. AFP
Por AFP
Madri - A empresa espanhola Zendal está em negociações com a Rússia para produzir a vacina anticovid Sputnik V, disse nesta terça-feira (16) à AFP o líder de um fundo de investimento que participa das discussões.
"As negociações estão em andamento, mas não estão finalizadas", explicou Pedro Mouriño, presidente do fundo de investimento IberAtlantic.
Publicidade
Mouriño também é cônsul honorário da Rússia em Galicia, região do noroeste espanhol onde está sediada a empresa Zendal.
"Estou otimista para alcançar o acordo, mas no momento não há acordo", reiterou Mouriño.
Publicidade
O grupo biofarmacêutico Zendal fabrica principalmente vacinas tanto para humanos quanto para animais.
Contatada pela AFP, uma porta-voz do Zendal recusou confirmar as negociações sobre o caso particular da Sputnik V.
Publicidade
"Estamos recebendo distintas propostas, já que somos o único fabricante autorizado na Espanha para vacinas de saúde humana em nível industrial e dos poucos na Europa", disse a porta-voz, acrescentando que de qualquer maneira as "negociações são confidenciais".
O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) anunciou na segunda-feira acordos de produção da Sputnik V "com empresas da Itália, Espanha, França e Alemanha", à espera de sua homologação na União Europeia (UE).
Publicidade
Em 9 de março, foi anunciado um primeiro acordo de produção na Itália com a empresa farmacêutica italiana-suíça Adienne.
Nenhum outro acordo foi confirmado.
Publicidade
Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde espanhol disse não ter "evidências de que algum contrato tenha sido formalizado para a fabricação da vacina na Espanha".