Empresas temem que, com nova medida, suas rendas com publicidade sejam prejudicadas
Empresas temem que, com nova medida, suas rendas com publicidade sejam prejudicadasReprodução
Por AFP
Um grupo de empresas alemãs de tecnologia e imprensa apresentaram nesta segunda-feira (26) uma denúncia antimonopólio contra a Apple por uma função de privacidade aprimorada que, segundo elas, vai privá-las da renda com anúncios publicitários.
"Posso confirmar que recebemos a denúncia, que estamos analisando agora", disse à AFP um porta-voz do Escritório Federal da Concorrência da Alemanha.
Publicidade
Entre os denunciantes estão as principais associações alemãs que representam editores de jornais e revistas, empresas de informática e agências de publicidade.
A partir desta semana, a Apple exigirá aos fabricantes de aplicativos que indiquem aos usuários quais informações de rastreamento querem coletar e que peçam permissão para isso.
Publicidade
No entanto, como se espera que muitos usuários se neguem a dar essa permissão, as empresas temem que sua renda com publicidade seja prejudicada.
A medida da gigante da tecnologia americana provocou uma ruptura com o Facebook e outros rivais tecnológicos que dependem em grande medida da publicidade digital.
Publicidade
Em um comunicado, as associações alemãs afirmam que a chamada App Tracking Transparency (ATT) da Apple "abusa de sua posição no mercado e viola a lei de cartéis".
"Com essas medidas adotadas unilateralmente, a Apple exclui de fato todos os seus concorrentes do tratamento de dados comercialmente relevantes no ecossistema da Apple", afirmam.
Publicidade
O conselheiro delegado da Apple, Tim Cook, defendeu a ATT em uma entrevista recente afirmando que "o princípio é que o indivíduo deve ter o controle sobre se será rastreado ou não e de quem terá seus dados".
A empresa disse nesta segunda-feira em um comunicado que a função de privacidade daria aos usuários mais opções, enquanto manteria a igualdade de condições entre os concorrentes.