Primeiro-ministro indiano, Narendra Modi agradeceu ajuda dos Estados Unidos de Joe Biden
Primeiro-ministro indiano, Narendra Modi agradeceu ajuda dos Estados Unidos de Joe Biden MANDEL NGAN / AFP / INDIAN PRESS INFORMATION BUREAU
Por AFP
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu nesta segunda-feira (26) ajuda de emergência à Índia para enfrentar a arrasadora onda de covid-19 durante uma conversa telefônica com o primeiro-ministro Narendra Modi, informaram os dois governos.
Biden "comprometeu firmemente o apoio dos Estados Unidos ao povo da Índia" e disse que seu país "fornecerá uma ampla assistência de emergência, que inclui equipamentos de oxigênio, materiais para vacinas e também terapêuticos", disse a Casa Branca.
Publicidade
Os Estados Unidos anunciaram no domingo o envio de ajuda depois que algumas vozes na Índia acusaram Washington de acumular vacinas e não compartilhá-las.
Modi, segundo uma declaração de seu governo, "expressou seu mais sincero agradecimento pelo oferecimento de ajuda".
Publicidade
Em um ponto não mencionado pela Casa Branca, os porta-vozes indianos afirmaram que Modi pediu a Biden para atenuar as exigências de propriedade intelectual para as vacinas contra a covid-19.
Essa decisão "garantiria aos países em desenvolvimento um acesso rápido e a preços razoáveis de vacinas e medicamentos", acrescenta a declaração indiana.