Presidente francês, Emmanuel Macron
Presidente francês, Emmanuel MacronAFP
Por AFP
Paris - A França doará até o final de 2021 "ao menos 30 milhões de doses de diferentes vacinas" ao Covax, o mecanismo mundial de fornecimento de vacinas aos países pobres, anunciou nesta sexta-feira (21) o presidente francês, Emmanuel Macron.
"A França compartilhará ao menos 30 milhões de doses de diferentes vacinas até o final do ano para dizer não ao clientelismo, sim ao multilateralismo vacinal", disse Macron em um discurso em vídeo na Cúpula Mundial da Saúde do G20, reunido em Roma.
Publicidade
Macron também expressou sua disposição a apoiar o levantamento de patentes sobre vacinas, desde que a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitam um relatório conjunto em que o considerem necessário para acelerar a produção no mundo.
Atualmente, um terço da população dos países mais ricos já recebeu ao menos uma primeira dose, contra 0,2% nos países pobres, segundo o Covax. Por isso, a OMS pediu aos primeiros a solidariedade internacional antes da vacinação de crianças e adolescentes.