Os especialistas destacaram persistentes alegações de obstrução e falta de cooperação com os procedimentos legais. AFP

Por AFP
Um grupo de especialistas em direitos humanos da ONU disse, nesta segunda-feira, 21, ter pedido ao Vaticano que tome medidas para frear os casos de abuso sexual de menores nas instituições católicas e evitar que voltem a acontecer.
Os especialistas pediram em um comunicado à Santa Sé "que tome todas as medidas para frear e prevenir a repetição de violência e de abusos sexuais contra menores nas instituições católicas e assegurar que os responsáveis responderão por isso e que as vítimas serão indenizadas".
Publicidade
Os quatro especialistas, que não falam em nome das Nações Unidas, mas que relatam suas descobertas à organização, escreveram ao Vaticano em abril.
Segundo a carta divulgada nesta segunda-feira, eles expressaram sua "grande preocupação a respeito das várias alegações em todo o mundo de abuso e violência sexuais cometidos por membros da Igreja Católica contra crianças".
Publicidade
Também afirmaram que estão preocupados com as medidas adotadas pela Igreja para "proteger os supostos abusadores, ocultar crimes, obstruir a prestação de contas dos supostos abusadores e evitar as indenizações correspondentes às vítimas".
Os especialistas destacaram persistentes alegações de obstrução e falta de cooperação com os procedimentos legais.
Publicidade
Eles fizeram um apelo ao Vaticano para cooperar de maneira completa com a polícia e a justiça dos países envolvidos, além de evitar a assinatura de acordos para evitar a prestação de contas dos membros da igreja acusados de abuso.