Protestos acontecem em diversas cidades da França AFP

França - Aos gritos de "Liberdade, liberdade!", cerca de 160 mil pessoas manifestaram-se neste sábado, 24, na França contra as medidas decididas pelo governo para lutar contra o avanço da epidemia de covid-19, que ganha terreno com a variante Delta.

Em Paris, uma mobilização de 11 mil pessoas constituída essencialmente por "coletes amarelos", um movimento de protesto hostil à política do governo, partiu da Place de la Bastille, no sudeste da capital. 

De acordo com um comunicado do ministério do Interior, 168 detenções foram realizadas nos protestos pelo país.Milhares de outras pessoas, poucas delas usando máscara, reuniram-se ao som do hino nacional, a Marselhesa, na Place du Trocadéro, no oeste de Paris, respondendo ao chamado do ex-eurodeputado da extrema direita Florian Philippot.
"Liberdade, liberdade" gritavam os manifestantes, vindos de Paris e das províncias, reunidos em torno de um púlpito com dezenas de bandeiras francesas. "Liberdade, eu não sou sua cobaia", resumia o slogan escrito em um cartaz.

Esse movimento ocorre no momento em que os franceses afirmam ser esmagadoramente a favor da decisão - tomada em 12 de julho pelo presidente Emmanuel Macron - de tornar a vacinação obrigatória para os profissionais da saúde e de outras profissões, sob pena de sanções.

A obrigatoriedade do passe sanitário (vacinação completa ou teste negativo recente) para ter acesso a locais públicos também é apoiada pela maioria dos franceses, de acordo com uma pesquisa publicada no dia seguinte a esses anúncios.

Já aplicado em espaços culturais e de lazer, o passe sanitário deve ser estendido no início de agosto aos cafés, restaurantes e trens.

O anúncio das novas medidas por Emmanuel Macron teve o efeito de acelerar a vacinação na França: 39 milhões de pessoas, ou 58% da população total, receberam pelo menos uma dose até sexta-feira e 48% estão totalmente vacinados.
Publicidade
Mas depois de uma queda na primavera, o número de contaminações explodiu na França sob o efeito da variante Delta, altamente contagiosa, passando de 4.500 no dia 9 de julho para quase 21.500 na sexta-feira.

A epidemia já matou mais de 110.000 pessoas na França até o momento, de acordo com o site oficial santepubliquefrance.fr.

Outros protestos foram convocados neste sábado em uma centena de cidades francesas, incluindo Marselha (sul), onde milhares de pessoas de todas as idades marcharam aos gritos de "Liberdade, Liberdade" ou "Macron, não queremos seu passe".

A oposição às medidas do governo congrega manifestantes anti-máscara, anti-vacina ou anti-confinamento com reivindicações multifacetadas.

No último sábado, mais de 110 mil pessoas se manifestaram em todo o país contra a vacinação, a "ditadura" ou o passe de saúde.