O chefe de Estado russo pediu que não se tente impor "valores alheios" ao Afeganistão, devastado por décadas de conflitoAFP

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu à comunidade internacional nesta sexta-feira, 20, que evite o "colapso" do Afeganistão e advertiu que se deve impedir que os "terroristas" saiam do país, escondidos como refugiados.
Durante uma coletiva de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, o chefe de Estado russo pediu que não se tente impor "valores alheios" ao país, devastado por décadas de conflito.
Publicidade
"Tem que acabar (...) essa vontade de construir em outros países a democracia com base em modelos estrangeiros, sem levar em conta as particularidades históricas, nacionais, ou religiosas, e ignorando por completo as tradições", acrescentou Putin. "Acredito que esta é a lição do Afeganistão", enfatizou.
O presidente russo destacou que os talibãs controlam "quase todo território" no Afeganistão e que se trata de "uma realidade que se deve levar em consideração para não permitir o colapso do Estado afegão". Putin também considerou que é "importante impedir a infiltração de terroristas nos países vizinhos" do Afeganistão, "entre eles os que se fizerem passar por refugiados".
Publicidade
Um dos países que não evacuou sua embaixada em Cabul após a chegada dos talibãs, a Rússia garantiu, na terça-feira, 17, que o grupo estava enviando "sinais positivos" em relação às liberdades e à distribuição de poder e que se comportou de forma "civilizada" em Cabul.
O governo russo, que considera que a crise afegã se deve à "marcha precipitada", ou "fuga" das forças norte-americanas, apoia o início de um "diálogo nacional" com "a participação de todas as forças políticas, étnicas e confessionais".
Publicidade
"Devemos fazer todo possível para somar esforços para apoiar o povo afegão, normalizar a situação neste país e estabelecer relações de boa vizinhança", acrescentou o líder russo nesta sexta-feira.