Mais de 160 pessoas ficaram feridas no atentado cometido pelo Estado Islâmico nesta quinta-feira, em CabulAFP

Washington - Apenas um homem-bomba cometeu o letal atentado de quinta-feira, 26, no aeroporto de Cabul - afirmou o Pentágono nesta sexta-feira, 27, corrigindo declaração anterior sobre dois atacantes e duas explosões separadas.
"Não acreditamos que tenha havido uma segunda explosão no hotel Baron, ou perto dele. Foi apenas um homem-bomba", declarou o diretor adjunto do Estado-Maior Conjunto, general Hank Taylor.
O Pentágono disse inicialmente que acreditava em uma segunda explosão nesse hotel, localizado a cerca de 200 metros da principal porta de entrada para o aeroporto internacional Hamid Karzai.
Ao menos 85 pessoas, incluindo 13 militares americanos, morreram no atentado, que ocorreu enquanto milhares de pessoas buscam fugir do Afeganistão após a tomada de poder do Talibã em meados de agosto.
O Pentágono também disse que a missão poderia ser afetada por mais ataques como o de quinta-feira, que foi reivindicado pelo braço afegão do grupo extremista Estado Islâmico.
"Ainda acreditamos que há ameaças credíveis (...), ameaças específicas e credíveis", disse à imprensa o porta-voz do Departamento da Defesa americano, John Kirby.
Mais de 100 mil pessoas foram retiradas por ar do Afeganistão desde 14 de agosto e Taylor disse que outras 5,4 mil ainda estão no aeroporto esperando sair do país.
Estados Unidos, que estabeleceram como prazo 31 de agosto para completar a retirada do país depois de 20 anos de guerra, poderão transportar pessoas por via aérea "até o último momento", afirmou Taylor.
Nas 24 horas anteriores às 03h00 de Washington, 12,5 mil pessoas foram retiradas do Afeganistão em 89 voos americanos e de seus aliados, disse.