Bhupender YadavReprodução

Os países em desenvolvimento também têm o "direito" de usar combustíveis fósseis, afirmou neste sábado (13) o ministro do Meio Ambiente da Índia, o que deixou evidente a falta de acordo na COP26.
Bhupender Yadav disse aos delegados que os países com pouca responsabilidade histórica pelas mudanças climáticas têm "direito a sua parte justa do orçamento global de carbono e têm direito ao uso responsável de combustíveis fósseis".
Além disso, Yadav denunciou que a mudança climática é "causada por estilos de vida insustentáveis e padrões de consumo que alimentam o desperdício", em uma referência aos países ricos.
"Como se pode esperar que os países em desenvolvimento façam promessas de eliminar o uso de carvão e os subsídios aos combustíveis fósseis?", questionou em Glasgow, antes de expressar o temor de que "o consenso continua sendo ilusório".
Anteriormente, o presidente da COP26, o britânico Alok Sharma, tinha pedido aos países que fizessem concessões para fosse possível chegar a um acordo, 24 horas depois do que deveria ter sido o encerramento da conferência.
"Por favor, não se preguntem o que mais podem buscar, mas perguntem a si mesmos o que é suficiente. Este pacote está equilibrado?", afirmou, ao lembrar que a temperatura média do planeta continua aumentando inevitavelmente, e a COP26 é a "hora da verdade para nosso planeta".