Tempestade na ÍndiaReprodução

Nova York - Nos Estados Unidos, um raio de 768 km bateu o recorde de maior do mundo, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O fenômeno cruzou três estados do sul do país, o Texas, Louisiana e Mississippi em 29 de abril de 2020. 
O recorde mundial anterior pertencia ao Brasil, que havia registrado um raio de 709 km na região Sul, em 31 de outubro de 2018.
Além disso, a organização também destacou mais um recorde, o de raio de maior duração, que ocorreu durante uma tempestade elétrica no Uruguai e na Argentina. O fenômeno teve duração de 17,102 segundos em 18 de junho de 2020.
O marco anterior havia sido registrado no norte da Argentina, em 4 de março de 2019, com a duração de 16,73 segundos.
"Os raios são um perigo importante e muitas pessoas morrem anualmente. Esses novos registros destacam a preocupação grave com a segurança pública associada às nuvens eletrificadas, as quais produzem raios que podem percorrer distâncias consideráveis", informou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, à agência de notícias francesa AFP.
A OMM também alertou que os únicos lugares seguros para se proteger são grandes edifícios com fiação e encanamento, ou veículos completamente fechados com o teto de metal.