Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro KulebaAFP

Bruxelas - A Ucrânia precisa de armas dos países da Otan "agora" ou será "tarde demais", disse o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, em uma reunião da Aliança em Bruxelas nesta quinta-feira, 7.
"Não tenho dúvidas de que a Ucrânia terá as armas necessárias para lutar. A questão é quando", disse ele, após se reunir com seus colegas de países da Otan, exigindo também com a mesma urgência que os ocidentais parem de comprar petróleo e gás russos.
"Ou você nos ajuda agora, e estou falando de dias, não semanas, ou sua ajuda chegará tarde demais. E muitas pessoas morrerão, muitos civis perderão suas casas, muitas cidades serão destruídas se essa ajuda chega tarde demais", acrescentou.
Em um momento em que as forças russas se retiraram para o leste da Ucrânia - onde a Otan espera uma grande ofensiva - Dmytro Kouleba alertou que, enquanto houver debate, "a batalha por Donbass está em andamento".
"Infelizmente, vai piorar. A batalha de Donbass vai lembrar a Segunda Guerra Mundial", com "milhares de tanques, veículos blindados, aviões e artilharia", alertou.
"Não será uma operação local", acrescentou.