Equipes de resgate tentam recuperar corpos após inundaçãoPHILL MAGAKOE / AFP

As inundações devastadoras que atingem a África do Sul há cinco dias causaram quase 400 mortes e afetaram diretamente 41 mil pessoas, segundo um balanço divulgado nesta sexta-feira (15). A busca macabra pelos muitos desaparecidos continua.


A maioria das vítimas foi registrada na região de Durban, cidade portuária de Kwazulu-Natal, voltada para o Oceano Índico, onde se concentraram as intensas chuvas que começaram no último fim de semana.

"Um total de 40.723 pessoas foram afetadas. Infelizmente, o número de mortos continua aumentando e o último balanço é de 395 mortos", informou o escritório de gestão de desastres da província de Kwazulu-Natal em comunicado.

O governo não deu nenhuma indicação do número de pessoas desaparecidas. Mas cinco dias após a catástrofe, os socorristas têm pouca esperança de encontrar sobreviventes.

"A fase intensa do resgate terminou parcialmente. Atualmente nosso trabalho consiste principalmente na recuperação de corpos", disse à agência de notícias AFP Travis Trower, membro das equipes de resgate.

O presidente Cyril Ramaphosa, que esteve em Mpumalanga (nordeste) para as férias da Páscoa, lamentou uma catástrofe "nunca vista antes no país".

As previsões meteorológicas apontam para tempestades e risco de inundações localizadas no fim de semana da Páscoa. Novas tempestades também devem afetar as províncias vizinhas de Free State (centro) e Eastern Cape (sudeste), onde "já foi registrada uma morte", segundo Ramaphosa.

Devastação
As chuvas, que atingiram níveis não vistos em mais de 60 anos, derrubaram pontes e estradas e isolaram grande parte desta região costeira do Oceano Índico. Mais de 250 escolas foram afetadas e milhares de casas foram destruídas.

Durante a manhã, voluntários com luvas e sacos de lixo começaram a limpar as praias de Durban, que costumam estar cheias de famílias e turistas.

"É minha praia, onde levo meus filhos, onde passamos nossos fins de semana", explica Morne Mustard, um cientista da computação de 35 anos que é um dos voluntários da popular praia de Umhlanga.

Ele sobreviveu à enchente e diz que há "devastação absoluta, um espetáculo horrendo", listando todo tipo de objetos e detritos carregados pelas águas em direção à praia.

Milhares de pessoas ficaram desabrigadas e as autoridades anunciaram a abertura de cerca de 20 abrigos de emergência, que abrigam mais de 2.100 pessoas.

Em algumas áreas, a água e a eletricidade foram cortadas por vários dias. Pessoas desesperadas foram vistas tentando extrair água dos canos destruídos e as autoridades declararam estado de catástrofe.

No dia anterior, houve protestos esporádicos exigindo ajuda. Em comunicado, as autoridades de Durban pediram "paciência", explicando que os esforços de socorro foram abrandados "devido à magnitude dos danos nas estradas".

As autoridades locais fazem um apelo para doar alimentos não perecíveis, água engarrafada e tudo o que serve para aquecer, Também houve saques e imagens de câmeras de vigilância compartilhadas nas mídias sociais mostraram pessoas assaltando as prateleiras dos supermercados.

O sul da África sofre regularmente tempestades violentas durante a temporada de ciclones, de novembro a abril. Mas a África do Sul geralmente é poupada desses eventos climáticos extremos que se formam sobre o Oceano Índico.