Ursula von der Leyen disse que Putin utiliza energia como arma de guerraAFP
União Europeia se prepara para corte total do fornecimento de gás russo
Países trabalham na elaboração de um plano de emergência
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta quarta-feira, 6, que a União Europeia (UE) precisa elaborar uma estratégia emergencial para se preparar para um eventual corte absoluto do gás natural da Rússia em meio à guerra na Ucrânia.
"É óbvio: o presidente da Rússia, Vladimir Putin, continua usando energia como uma arma. É por isso que a comissão está trabalhando em um plano emergencial europeu", disse Von der Leyen, em discurso a parlamentares em Estrasburgo, na França.
A UE já impôs sanções à Rússia, inclusive à parte de sua oferta de energia, e está se esforçando para reduzir a dependência em relação a Moscou. Von der Leyen alertou, porém, que o bloco precisa estar pronto para interrupções no suprimento russo e afirmou que os planos iniciais da UE serão apresentados até meados deste mês. "Se a situação piorar ainda mais, precisamos estar preparados", disse.
No próximo dia 26, ministros de Energia da UE farão uma reunião extraordinária para discutir a questão, após a divulgação do plano da UE, segundo tuíte da presidência da República Checa, que está ocupando a presidência rotativa do bloco. Com informações da Associated Press.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.