Homem pilota avião sobre a cidade de Tupelo, no Mississipi, Estados UnidosReprodução

Um piloto que havia ameaçado derrubar seu avião sobre uma loja da rede Walmart no Mississípi, nos Estados Unidos, foi detido neste sábado (3), após aterrissar em um campo agrícola, informaram as autoridades.
O avião bimotor Beechcraft havia sobrevoado a cidade de Tupelo e uma área próxima fazendo círculos erráticos durante horas, pousou por volta das 11h25 locais (12h25 em Brasília), disse à AFP Connie Strickland, do escritório do xerife do condado de Benton.
O piloto, identificado pelo chefe de polícia de Tupelo, John Quaka, como Corey Wayne Patterson, oriundo da localidade vizinha de Shannon, será indiciado por roubo e ameaça terrorista, informou a emissora CNN.
Além disso, Quaka assinalou que o piloto pode ser alvo de acusações federais adicionais, já que a Administração Federal de Aviação indicou que está investigando o incidente.
Segundo Quaka, Patterson trabalhou durante 10 anos para a companhia Tupelo Aviation, mas aparentemente não tinha uma licença para voar.
Pela manhã, o piloto telefonou para o serviço de emergência em Tupelo, "ameaçando colidir intencionalmente contra o West Main Walmart", segundo um comunicado do Departamento de Polícia dessa cidade de 40.000 habitantes.
Quaka assinalou que os negociadores da polícia se comunicaram por rádio com Patterson e conseguiram persuadi-lo a pousar no aeroporto.
Contudo, no último momento o piloto desviou sua rota para o noroeste, se afastando de Tupelo.
Patterson chegou a publicar uma mensagem de "adeus" em seu perfil do Facebook, aparentemente quando estava ficando sem combustível, disse o chefe de polícia.
Por fim, o piloto conseguiu aterrissar o avião em um campo e contou à polícia onde estava.