Charles III discursou na tarde desta sexta-feira, 9Reproduução de TV/BBC

Londres- Charles III fez seu primeiro discurso após a morte da rainha Elizabeth II. O comunicado foi televisionado na tarde desta sexta-feira, 9. Elizabeth morreu na tarde desta quinta-feira, 8, no palácio Balmoral, na Escócia, após sete décadas de reinado. Pela ordem sucessória, Charles III assume o trono que era de sua mãe. A proclamação do rei acontece neste sábado, 10.
Em discurso, o monarca afirmou que William se tornará o novo príncipe de Gales, tendo Kate, sua esposa, ao seu lado como princesa.
"Quero também expressar meu amor por Harry e Meghan (esposa de Harry), que continuam construindo suas vidas no exterior", acrescentou Charles III, referindo-se ao seu outro filho, que abdicou de suas funções como membro da realeza.
"Além da perda pessoal, nós também compartilhamos com vocês no Reino Unido e em todos os países onde ela era rainha um sentimento profundo de gratidão em que minha mãe serviu aos povos de tantas nações", afirmou. Charles III chegou na manhã desta sexta, 9, em Londres, após deixar a Escócia, onde a mãe faleceu. Em sua chegada, ele foi "abraçado" pela população britânica e recebido com muitas condolências.
Charles III prometeu ainda servir aos britânicos durante toda a sua vida, "como prometeu e fez" sua mãe Elizabeth II, a quem descreveu como "inspiração" e "exemplo". "Essa promessa de serviço, eu gostaria de renovar a todos vocês hoje", disse. Ele também afirmou que respeitará os princípios constitucionais "no coração da nação". "Eu prometo servi-lo com lealdade, respeito e amor".
O monarca afirmou ainda que sabe que a vida mudará e, com isso, não vai mais conseguir servir aos serviços de caridade como antes. Porém, disse que sabe que outras pessoas irão assumir a função. Charles agradeceu ainda à esposa, Camila, pelo serviço público prestado desde que se casaram, há 17 anos. Camila se torna rainha consorte, com Charles assumindo o reinado.
"Em nome de toda a minha família, gostaria de transmitir o meu mais sincero agradecimento por suas condolências e apoio", agradeceu ao povo.

Charles terminou de discursar com uma mensagem para a rainha Elizabeth II: "E à minha mamãe querida, que começa agora sua última grande viagem, que vai se juntar agora ao meu falecido pai, gostaria de dizer muito obrigado. Obrigado pelo seu amor e devoção à nossa família e à família de nações que você serviu de forma tão diligente durante todos esses anos. Que os anjos possam cantam durante o seu descanso", finalizou.