John Forbes KerryReprodução

O enviado especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry, se reunirá nesta sexta-feira (28) com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, para dialogar sobre energias renováveis, em meio a uma disputa comercial por reformas energéticas do México.
López Obrador receberá Kerry à tarde em Hermosillo, capital do estado de Sonora, na fronteira com os Estados Unidos, para conversar sobre a promoção de carros movidos a energias limpas, redução de emissões de metano e um maior investimento em energias renováveis, segundo o Departamento de Estado americano.
O presidente antecipou que será abordado em particular o Plano Sonora, um projeto para transformar este estado em um polo de energias limpas e que inclui usinas solares e produção de lítio, um mineral chave para carros elétricos e dispositivos tecnológicos.
O governo mexicano nacionalizou em abril a exploração de lítio e criou uma paraestatal encarregada de desenvolver o setor. Anunciou, por sua vez, que revisará oito contratos outorgados por governos anteriores a empresas privadas para explorar este mineral.
No entanto, López Obrador anunciou em 31 de agosto que seu governo abriria a exploração de lítio a investimentos privados, embora por enquanto não haja dados precisos sobre as reservas do país.
O encontro entre Kerry e López Obrador é celebrado no âmbito da disputa que o México mantém com Estados Unidos e Canadá, os três signatários do tratado comercial T-MEC, pela política energética do governo mexicano, que tenta limitar a participação estrangeira neste setor.