Cais temporário construído pelos Estados Unidos na costa da Faixa de Gaza Divulgação / CENTCOM

O cais temporário construído pelos Estados Unidos na costa da Faixa de Gaza para desembarcar ajuda humanitária aos palestinos, danificado por uma tempestade no final de maio, foi reparado e reinstalado, anunciou nesta sexta-feira o Departamento da Defesa.

Suas forças "reinstalaram com sucesso o cais temporário em Gaza, permitindo a continuação das entregas de ajuda humanitária muito necessária ao povo de Gaza", escreveu o Comando Militar dos Estados Unidos no Oriente Médio (Centcom) no X.
A estrutura temporária foi construída para aliviar as restrições impostas por Israel à entrega da ajuda humanitária por terra à Faixa de Gaza, devastada após meses de guerra desencadeada pelo ataque do movimento islamista palestino Hamas em 7 de outubro.
Prejuízo de US$ 320 milhões
O cais foi destruído uma semana após entrar em operação. O projeto enfrenta críticas de que não correspondeu ao seu propósito inicial, apesar do custo alto, de US$ 320 milhões. Autoridades dos EUA dizem, no entanto, que a ponte de aço ligada à praia em Gaza e o cais flutuante estão sendo reparados e remontados em um porto em Ashdod, no sul de Israel, e depois serão reinstalados e funcionarão novamente na semana que vem.

Embora as primeiras estimativas do Pentágono sugerissem que o cais poderia entregar até 150 caminhões de ajuda humanitária por dia quando estivesse em pleno funcionamento, isso ainda não aconteceu. Fortes chuvas dificultaram o progresso no transporte de ajuda para Gaza a partir do cais. Já por via terrestre a transferência de ajuda humanitária ficou ainda mais difícil por conta da ofensiva israelense em Rafah.
*Com informações da AFP