Operação foi realizada pela InterpolOzan Kose/AFP

Drogas sintéticas avaliadas em mais de um bilhão de dólares (5,66 bilhões de reais) foram apreendidas no sudeste asiático durante uma ampla operação policial internacional, realizada em julho e agosto, anunciou a Interpol nesta quarta-feira (11).
Forças policiais da Austrália, Camboja, Coreia do Sul, Mianmar, Tailândia, Estados Unidos e Vietnã participaram na operação, que recebeu o nome "Lionfish Mayag II".
A operação aconteceu entre 22 de julho e 7 de agosto: 29 pessoas foram detidas e 58 ações de apreensão de substâncias ilegais foram efetuadas.
"O tráfico de drogas continua sendo o pilar fundamental do crime organizado transnacional", afirmou Jürgen Stock, secretário-geral da Interpol, com sede em Lyon.
Entre as drogas apreendidas estavam 139 milhões de comprimidos de Yaba, um estimulante viciante que contém metanfetamina e cafeína.
Em Mianmar, foram encontradas 13,5 toneladas de cianeto de sódio, precursor da metanfetamina e do ecstasy, enterradas em barris de 55 quilos cada.
Além disso, 2,3 toneladas de metanfetamina foram apreendidas a bordo de um navio na costa da Mianmar. A droga foi embalada para parecer café comercial da Costa do Marfim e tinha a Malásia como destino.
As autoridades cambojanas interceptaram 200 quilos de cetamina "disfarçada de chá comercial", contrabandeada por dois cidadãos chineses.