Liam PayneReprodução/Instagram
Necropsia aponta politraumatismo como causa da morte de Liam Payne
Investigação inicial aponta que cantor caiu da varanda de um hotel na Argentina em 'estado de semi ou total inconsciência'; quarto tinha vestígios de supostas drogas
O ex-integrante do One Direction Liam Payne, de 31 anos, morreu instantaneamente após cair do terceiro andar do hotel Casa Sur, em Buenos Aires, capital da Argentina, na tarde desta quarta-feira (16), segundo apontam os resultados preliminares da necropsia, divulgados nesta quinta-feira (17). Segundo o jornal local "Clarín", o cantor teve politraumatismo, além de hemorragia interna e externa.
A autópsia preliminar, feita na noite deesta quarta-feira, entre 21h45 e 23h05, no necrotério do Supremo Tribunal de Justiça, aponta que "a causa da morte de Liam James Payne, determinada macroscopicamente, foi traumatismo múltiplo, hemorragia interna e externa".
"As lesões craniocerebrais foram suficientes para causar a morte, enquanto hemorragias internas e externas no crânio, tórax, abdômen e membros contribuíram para o mecanismo da morte". Os peritos forenses determinaram ainda que "as 25 lesões descritas na autópsia são compatíveis com as causadas por uma queda de altura".
O músico não possuía lesões de "tipo defensiva" e que todas os traumas que tinha no corpo eram "vitais e de produção contemporânea entre si", descartando, inicialmente, a intervenção de terceiros. Além disto, segundo a posição em que o corpo foi encontrado, Liam não teria tentado se proteger, o que as investigações consideram que ele tenha caído em um "estado de semi ou total inconsciência".
As autoridades agora aguardam os resultados dos exames histopatológicos, bioquímicos e toxicológicos, para confirmar se o músico estava drogado e alcoolizado como se suspeita. Segundo o jornal "Clarín", foi solicitada a análise de conteúdo estomacal, álcool e substâncias tóxicas no sangue, humor vítreo, bile, swab nasal e urina.
Hotel ligou para a emergência antes da morte
Mais cedo, antes da morte do cantor, o gerente do hotel havia ligado para o serviço de emergência para pedir ajuda, já que o artista estaria "sobrecarregado de drogas e álcool". "Precisamos que alguém seja enviado com urgência porque não sei se a vida do hóspede está em risco. O quarto tem varanda e temos medo que façam alguma coisa", disse.
Após a primeira ligação, o gerente teria entrado em contato com o serviço de emergência mais uma vez. "Temos um hóspede que está exagerando com drogas e álcool e, quando está consciente, está destruindo o quarto inteiro. Precisamos que você mande alguém , por favor", pediu.
Pouco tempo depois, Liam Payne caiu da varanda de seu quarto, localizado no terceiro andar, em uma altura de aproximadamente 14 metros. O cantor foi socorrido no pátio interno do hotel após a queda. Médicos do SAME, serviço de emergência da Argentina, chegaram ao local em sete minutos, mas não conseguiram salvá-lo.
O diretor do SAME, Alberto Crescenti, afirmou que o artista "teve lesões gravíssimas, incompatíveis com a vida, em consequência da queda. Ou seja, tínhamos que confirmar a morte, não havia possibilidade de reanimação nem nada", explicou.
Quarto estava destruído e com vestígios de provável droga
Após a queda, o jornal "Clarín" divulgou uma sequência de fotos de como estava o quarto em que Liam estava hospedado. As imagens mostram um cenário de destruição. Segundo o veículo, foram encontrados comprimidos, fragmentos de latas queimadas, velas, papel alumínio, isqueiro, uma garrafa de champanhe pela metade, uma garrafa de uísque e um celular, além de um pó branco, que seria cocaína, espalhado pelo quarto.
Na sala, a televisão estava quebrada. Já no banheiro, foram encontrados mais restos de vela e papel alumínio, cujo fundo estava manchado e com algumas queimaduras.
Família se pronuncia
À BBC, a família de Liam Payne enviou um comunicado sobre a morte do cantor. "Estamos com o coração partido. Liam viverá para sempre em nossos corações e nos lembraremos dele por sua alma gentil, engraçada e corajosa. Estamos apoiando uns aos outros da melhor forma que podemos como família e pedimos privacidade e espaço neste momento terrível", disse.
Famosos e fãs também se despediram do cantor nas redes sociais. Charlie Puth, Maísa, Paris Hilton, Camilla de Lucas e Fátima Bernardes foram alguns dos que lamentaram a morte de Liam, que chocou a web.
Cantor estava com a namorada e foi a show de Niall Horan
Liam estava na Argentina com a namorada, Kate Cassidy. Cerca de meia hora antes de morrer, ele publicou uma foto ao lado dela em seu perfil do Snapchat. Na imagem, os dois estão em frente a um espelho, com o cantor sem camisa e sorrindo. O registro, no entanto, não foi feito no dia e sim em 2023, apontam fãs.
Dois dias antes da morte, Kate voltou para Miami. Em um vídeo, publicado no TikTok, a namorada de Liam explicou o motivo de voltar de viagem antes de Liam. "Eu amo a América do Sul, mas odeio ficar em um lugar por tanto tempo. Era para termos ficado por tipo cinco dias e se tornou duas semanas. Eu ficava apenas tipo: 'Preciso ir para casa'".
O cantor foi para a Argentina para assistir a um show de Niall Horan, ex-companheiro do One Direction. Os dois se encontraram nos bastidores da "The Show Live On Tour", no dia 4 de outubro. A turnê de Horan passou por São Paulo e Rio de Janeiro no final de setembro antes de chegar a Buenos Aires. Payne chegou a compartilhar registros do show e uma foto ao lado do amigo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.