Por marta.valim

Washington - A presidente do Banco Central americano (Fed), Janet Yellen, afirmou que a economia dos Estados Unidos está "no caminho de um crescimento sólido" no segundo trimestre, em um discurso nesta quarta-feira no Congresso.

Apesar de ter uma taxa de desemprego em baixa, de 6,3%, as condições do mercado de trabalho "estão longe de ser satisfatórias" e "uma política monetária complacente está sendo justificada", disse Yellen perante uma comissão econômica do Congresso.

Ela disse ainda que a estagnação do primeiro trimestre, com um crescimento de apenas 0,1% em ritmo anual, "reflete principalmente fatores transitórios, incluindo os efeitos do frio e da neve".

"Com o rigoroso clima no inverno já superado, vários indicadores recentes sugerem que uma recuperação no gasto e na produção já estão em andamento", disse.

Yellen afirmou ao Comitê Econômico Conjunto do Congresso que espera uma expansão mais rápida da atividade econômica este ano, auxiliada por menos choques em Washington em relação aos gastos públicos, rendas melhores das famílias e um crescimento global mais sólido.

Você pode gostar