Por marta.valim

Bruxelas - A zona do euro registrou crescimento de 0,2% no primeiro trimestre de 2014, segundo as primeiras estimativas da agência europeia de estatísticas Eurostat. O resultado ficou abaixo do que era esperado pelos analistas, 0,4%.

A Alemanha foi o motor do bloco de 18 países, com um crescimento de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, enquanto a França, a segunda economia da região, permaneceu estagnada.

A Eurostat também revisou para baixo o crescimento no quarto trimestre de 2013 na zona do euro, que passou de 0,3% a 0,2%.

Para os analistas, o crescimento do primeiro trimestre é decepcionante e aumenta a pressão para que o Banco Central Europeu (BCE) adote mais medidas de estímulo econômico na reunião de junho.

Entre os outros integrantes da zona do euro, a Espanha cresceu 0,4% no primeiro trimestre e a Itália registrou contração de 0,1%. O PIB da Holanda também teve contração, de 1,4%.

A zona do euro saiu de uma recessão de 18 meses no segundo trimestre de 2013 com um crescimento de 0,3%, mas a recuperação desacelerou, com crescimento de 0,1% no terceiro trimestre, antes da alta de 0,2% no quarto.

Você pode gostar