Entrada da Lituânia na zona euro é aprovada de forma definitiva

País se tornará o 19º a adotar o euro, no início de 2015. A Lituânia vê a moeda como uma proteção frente à Rússia e uma forma de reforçar seu peso político na Europa

Por marta.valim

A Lituânia adotará o euro e se converterá assim no 19º membro da união monetária no início de 2015, depois que a Comissão e o Parlamento Europeu deram sua aprovação nesta quarta-feira.

Em junho, este processo de adesão recebeu sucessivamente a luz verde da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e dos ministros da Economia da moeda única. Só faltava a aprovação do conjunto dos Estados membros da União Europeia, dada nesta quarta.

A Lituânia vê o euro como uma proteção frente à Rússia e uma forma de reforçar seu peso político na Europa.

A Lituânia tem três milhões de habitantes e é membro da União Europeia (UE) desde 2004. Os dois vizinhos bálticos, Estônia e Letônia, adotaram a moeda única em 2011 e em 2014, respectivamente.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia