Hamas e Israel aceitam cessar-fogo de 72 horas

Anúncio foi feito pela ONU e pelos Estados Unidos. Israel deverá permanecer na Faixa de Gaza durante a trégua

Por bruno.dutra

Nova Délhi - Israel e o Hamas acertaram uma trégua de 72 horas na Faixa de Gaza, informou na manhã desta sexta-feira o secretário-americano de Estado, John Kerry, em Nova Délhi. Kerry, que visita a Índia, revelou que os dois lados observarão o cessar-fogo a partir das 08H00 local (02H00 Brasília) desta sexta, quando iniciarão as negociações no Cairo.

O porta-voz Fawzi Barhoum confirmou que "o Hamas e todos os movimentos da Resistência (palestina) aceitaram o cessar-fogo humanitário de 72 horas a partir das 08H00, que será respeitado por todos os movimentos se a outra parte (Israel) assim o fizer".

Segundo Kerry, "este cessar-fogo é fundamental para permitir aos civis inocentes um alívio muito necessário em meio à violência".

"Durante este período, os civis na Faixa de Gaza receberão ajuda humanitária de emergência e terão a oportunidade de realizar funções vitais, como enterrar os mortos, cuidar dos feridos e se reabastecer de alimentos".

"Os reparos necessários nas infra-estruturas de abastecimento de água e energia também poderão ser realizados neste período de trégua", acrescentou Kerry.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia