Por douglas.nunes

O recente desempenho fraco da economia dos Estados Unidos pode ser mais do que transitório, à medida que o impacto total da fraqueza dos gastos do consumidor, do investimento baixo e do valor alto do dólar torna-se aparente, disse a integrante do conselho do Federal Reserve Lael Brainard nesta terça-feira.

"Seria difícil... ignorar a possibilidade de um peso mais significativo à economia", disse Brainard em discurso no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, no qual indicou que uma alta de juros pode estar distante. "É valioso acompanhar de forma atenta enquanto dados adicionais ajudam a esclarecer o ímpeto da economia".

Adicionando uma voz mais pessimista ao debate sobre a perspectiva econômica, Brainard deu a exposição mais completa até agora sobre como o dólar apreciado, demanda externa fraca e o colapso dos preços do petróleo complicaram a perspectiva para os EUA. Os benefícios esperados --de gastos do consumidor mais altos, por exemplo-- ainda não se materializaram, mas os impactos negativos sobre as exportações têm sido mais severos e duradouros que o esperado.

"Os dados estão apresentando um quadro misto... Pode haver motivo para não ignorar leituras recentes completamente", uma vez que o segundo trimestre ainda não mostrou sinais da recuperação esperada após o início de ano tépido, disse Brainard.

Ela afirmou que a recuperação até agora tem sido uma história de "soluços e arrancadas" e isso pode estar acontecendo novamente.

"O fôlego da economia tem se mostrado relativamente suscetível a obstáculos sucessivos", disse Brainard. "Os dados disponíveis relativos ao segundo trimestre não sugerem uma retomada significativa".

Você pode gostar